O primeiro voo orbital da Starship, nave projetada pela SpaceX para levar passageiros e cargas em missões para a Lua e Marte, foi adiado nesta segunda-feira (17).
A transmissão já estava ocorrendo na base da SpaceX em Boca Chica, no Sul do Texas, quando o anúncio foi feito. Na contagem-regressiva para o lançamento, um problema técnico foi identificado. O próprio Elon Musk veio a público explicar o ocorrido. “Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, disse.
A expectativa é que ainda nesta semana uma nova data seja anunciada.
O Starship é tido como o maior foguete da história e, anteriormente, Musk já havia preparada as pessoas para um possível adiamento: “É o primeiro lançamento de um foguete muito complicado e gigantesco, então pode ser que não seja lançado. Vamos ter muita cautela e, se virmos algo que nos preocupe, vamos adiar o lançamento”.
Para o bilionário, a nave pode revolucionar as viagens espaciais e, no futuro, ser eventualmente usada como uma nave turística, que promove viagens ao redor da Lua.
Seu principal diferencial é o fato de ser reutilizável e conseguir transportar até 150 toneladas.
A Starship tem 120 metros de altura e foi a nave escolhida pela Nasa para a missão Artemis 3, que levará a primeira mulher à Lua. Ela deve ocorrer no final de 2025.
Tags:Elon Musk, SpaceX Last modified: 17 de abril de 2023