Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 18:15 Política

CPI do MST é instaurada; Ricardo Salles será o relator

CPI do MST é instaurada; Ricardo Salles será o relator (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados instalou a CPI do MST, que pretende investigar invasões suspeitas de terras realizadas por integrantes do movimento.

Ricardo Salles (PL), ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado relator da comissão pelo Coronel Zucco (Republicanos), presidente da CPI.

A maioria dos membros da comissão pertence ao PL, partido de direita que sempre se posicionou contra o MST. Salles, contudo, disse que será “técnico” e atuará com o “máximo de imparcialidade” para realizar as visitas e conduzir o relatório.

Ele também disse que, eventualmente, pode convocar ministros de Lula (PT), mas que só chamará autoridades quando houver uma justificativa.

“Em 2023, ocorreu e está ocorrendo uma escalada de invasões em propriedades privadas. Então cabe a essa CPI trabalhar a paz no campo e trazer de volta a segurança no campo“, disse o Coronel Zucco, presidente da comissão.

O Movimento dos Produtores Rurais Sem Terra se manifestou sobre o assunto: “A CPI vai ser uma grande oportunidade de o Brasil conhecer o Movimento Sem Terra (MST) e toda a sua capacidade de produção de alimentos saudáveis pelos produtores ligados ao movimento”.

Tags:, , Last modified: 18 de maio de 2023
Close