Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 16:57 Entretenimento

‘Genial’, ‘transgressora’ e ‘mãe’: familiares e famosos lamentam a morte de Rita Lee

'Genial', 'revolucionária' e 'mãe': familiares e famosos lamentam a morte de Rita Lee (Foto: Reprodução)

Em texto emocionante e emocionado publicado no Instagram, o DJ João Lee, filho do meio de Rita e Roberto, lamentou a perda da mãe: “Estou sem chão, arrasado, devastado”, escreveu.

João, que é também produtor musical, foi responsável pela exposição em homenagem à Rita Lee que inaugurou em 2021, no MIS, em São Paulo. “Minha mãe, que amo mais que tudo nessa vida, virou uma estrela no céu. Que vida intensa e espetacular você teve. Admirada e amada por tantas pessoas. Tão a frente do seu tempo“, disse o filho, que prometeu liberar em breve vídeos e fotos inéditas da artista: “O mundo perdeu uma das pessoas mais únicas e incríveis que já existiu. Eu perdi a minha mãe. Mas você é eterna. Seu legado, sua história e sua arte viverão para sempre. Essa é a minha missão para a vida toda. Enquanto eu estiver vivo e cheio de graça você vai continuar fazendo um monte de gente feliz“.

Beto Lee, o filho mais velho, que toca com os Titãs e lançou recentemente um projeto musical em homenagem à mãe, disse que uma parte enorme dele morria com ela. Antonio, o filho mais novo e mais discreto do casal, também se manifestou: “Esperando você me visitar nos meus sonhos para continuar as nossas longas conversas sobre o universo”.

O marido, Roberto de Carvalho, foi responsável pela publicação da nota de falecimento e de um vídeo postado em parceria com o perfil de Rita no Instagram. O post foi comentado por centenas de milhares de pessoas, que diziam já sentir saudade da mãe do rock’n’roll.

Quem também ficou muito abalada com a morte da artista foi Margareth Menezes, que recebeu a notícia durante uma audiência. A ministra da Cultura não aguentou o baque, interrompeu o discurso e começou a chorar. Na mesma hora, a Damares Alves se levantou e prestou sua solidaeriedade à colega: “Se você entender que devemos suspender [a audiência], eu acho que todos nós senadores não teríamos problema com isso”. A atitude foi elogiada na internet.

Mais tarde, nas redes sociais, Margareth Menezes publicou um texto em homenagem à cantora: “Rita Lee é uma revolução! Artista de grandeza maior da música brasileira, era enérgica, combativa e vibrante. Adorada por uma legião de fãs de diversas gerações, nos deixa um legado enorme que a fazem eterna e fundamental”.

O presidente Lula (PT) se inspirou na música Agora Só Falta Você para lamentar a morte da artista. “Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória(…) Rita, agora falta você“, escreveu no Twitter.

Arnaldo Baptista, ex-marido de Rita e parceiro de Os Mutantes, lamentou a perda, mas em um post pouco emocionado, que exaltou mais o lado técnico da artista: “Rita Lee trouxe para os Mutantes um lado circense, que envolveu humor, roupas e instrumentos que ela tocava, como o Theremin. Além de nossas parcerias, como na Balada do Louco, entre tantas outras. Descanse em Paz”.

O apresentador Serginho Groisman, que recentemente comandou um especial em homenagem à Rita Lee no Altas Horas, da TV Globo, e nomeou um dos palcos do programa com o nome da artista, disse que o dia era de tristeza infinita pela perda da amiga e da madrinha do televisivo: “Rita Lee, minha roqueira de sempre, obrigado pelas transgressões, pela ternura, pelo verbo, pela família que construiu. Vamos sentir tua falta, mas sei que está em paz. Meu beijo carinhoso para a família que cuidou com muito respeito nos últimos momentos”, escreveu.

A publicação foi comentada por João Lee, que disse: “Obrigada, Serginho. Minha mãe sempre gostou muito de você. Carinhoso e respeitoso”. Sandy também deixou um comentário na postagem: “Que bom que você pôde homenageá-la ainda em vida”.

O cantor e compositor Tim Bernardes, um dos principais nomes da atual música brasileira, lamentou a perda da “maior ídala” que ele teve. “Minha heroína, minha eterna paixão platônica. Te amo, Rita(…) Gratidão infinita pelo impossível que fez e é, surrealismo e roquenrou, beleza e explosão. Obrigado para sempre”, escreveu.

Tags:, , , Last modified: 9 de maio de 2023
Close