Reuniões internas estão acontecendo no governo federal para mudar regras para os concursos públicos. O intuito é adicionar novos mecanismos tecnológicos para otimizar o processo.
O projeto de lei, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, lista algumas das transformações. Por exemplo, a adição de novas etapas avaliatórias para analisar a aptidão intelectual ou física para a execução de atividades do cargo.
Outra proposta do PL prevê que os concursos sejam realizados de forma “total ou parcialmente” à distância com acesso individual seguro, desde que garantida a igualdade de acesso.
“As mudanças são bem-vindas, sobretudo neste momento de avanço tecnológico, mas também é uma coisa que temos que ter atenção. Há municípios que não estão totalmente informatizados”, disse Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado, em entrevista à Folha.
O principal intuito do projeto, além de garantir mais segurança no processo e uma avaliação mais precisa, é diminuir a discriminação e o favorecimento de candidatos.
O texto ainda precisa ser aprovado no Senado Federal para então seguir para sanção presidencial.
Tags:Carreira, Lula, Mercado de Trabalho Last modified: 22 de maio de 2023