“Mitigar o risco de extinção pela IA deve ser uma prioridade global”, diz um grupo de 350 executivos-chefes e cientistas, que enquadra os perigos da inteligência artificial a pandemias e guerras nucleares.
Dentre os principais malefícios listados pelos especialistas estão a facilitação da criação e do compartilhamento de fake news, a perpetuação de vieses sociais e a substituição de trabalhadores humanos por máquinas.
O alvo principal é o ChatGPT, da OpenAI, apoiada pela Microsoft, mas o alerta vale para todos os tipos de IA, que não possuem nenhum tipo de regulamentação.
Recentemente, por exemplo, te contamos a história de um advogado que apresentou à Corte de Nova York uma petição feita na plataforma e, consequentemente, com informações falsas.
O próprio Elon Musk entrou na jogada e se manifestou contra o que chama de “corrida armamentista” da inteligência artificial. Para ele, e para os especialistas no assunto, é preciso estabelecer uma regulamentação antes do investimento e lançamento desenfreado de tecnologias do tipo.
Last modified: 30 de maio de 2023