A semana começou com protestos de motoristas de aplicativos. Nesta segunda-feira (15), foram registradas movimentações em pelo menos sete estados brasileiros.
Entre as principais reivindicações estão melhor remuneração pelas corridas, isenção de impostos e maior segurança para a categoria.
Em entrevista ao g1, Luiz Carlos Correia de Albuquerque, presidente do sindicato dos motoristas de Apps do Rio de Janeiro, disse que “as empresas têm descontado até 60% das corridas”.
“O motorista de aplicativo passa muita dificuldade financeira. Desde que entraram no Brasil, essas empresas nunca deram reajuste para o motorista. Só aumentaram para o passageiro”, lamentou o motorista Denis Moura, também do RJ.
A 99 emitiu uma nota dizendo que trabalha com o serviço de Taxa Garantida, que “assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%”. Já a Uber disse que “vai aumentar mais um nível na transparência e passar a exibir, em todos os recibos de viagens feitas pelo motorista, qual foi a taxa média considerando todas as viagens feitas nas quatro semanas anteriores”.
Até o momento, nenhuma das empresas falou em reajustes para os motoristas, que vêm procurado cada dia mais soluções, como o App inDrive, em que o pagamento é feito diretamente para o motorista, que se livra das taxas abusivas.
Tags:Aplicativos, Protestos, Transporte Last modified: 15 de maio de 2023