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Written by 21:34 Brasil

O que pode estar por trás das campanhas das big techs contra o PL das Fake News?

O que está por trás das campanhas das big techs contra o PL das Fake News?

Após anúncio de Flávio Dino, ministro da Justiça, que pretende apurar as campanhas que estão sendo realizadas por empresas contra o PL das Fake News, muitos questionamentos começaram a vir à tona. O principal deles: por que empresas como Google, Twitter, Meta e Spotify são contra o projeto de lei?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da UFRJ, o que está em jogo é dinheiro.

Não é novidade para ninguém que os anúncios são a principal fonte de financiamento das grandes empresas, que veiculam publicidade em troca de dinheiro.

Em 2022, R$ 24,8 bilhões circularam no mercado publicitário brasileiro com a venda de anúncios com mecanismos ineficazes de transparência. O dado é da Statista.

Portanto, a principal suspeita é a de que as big techs estejam usando um discurso em prol da segurança dos usuários para mascarar uma preocupação com seus lucros.

Representantes da Meta no Brasil, por exemplo, disseram à emissora CNN que o PL é “similar aos regimes antidemocráticos”.

“Anúncios são a principal fonte de financiamento dessas empresas. Sem a devida transparência, só elas sabem quanto dinheiro vêm de conteúdos criminosos e tóxicos“, afirmam os pesquisadores.

Tags: Last modified: 1 de maio de 2023
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