Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 15:46 Saúde

OMS diz que Arcturus, nova variante da Covid-19, ‘não indica risco adicional à saúde pública’

OMS tranquiliza sobre Arcturus, nova variante da Covid-19: 'Não há evidências de alteração na gravidade dos casos' (Foto: Unsplash/Fusion Medical Animation)

A variante Arcturus da Covid-19 foi detectada pela primeira vez em janeiro, na Índia, e já foi identificada em 33 países – inclusive no Brasil.

Um caso foi registrado em São Paulo e acompanhado pelo Ministério da Saúde, que garante não haver motivo para preocupação. “As evidências atuais relacionadas a esta linhagem da variante ômicron não indicam risco adicional à saúde pública se comparada a XBB.1.5 (principal linhagem em circulação no Brasil atualmente), bem como não há evidências de alteração na gravidade dos casos”, informa a pasta.

O paciente era um homem de 75 anos com comorbidades. Ele foi hospitalizado, mas recebeu alta na última quinta-feira (27).

A variante Arcturus é uma recombinante de duas versões da BA.2. A Organização Mundial da Saúde a classificou como uma “variante de interesse”, devido ao grau de facilidade de estimular quadros de reinfecção. Contudo, a OMS garante que “nenhuma mudança na gravidade foi relatada em países onde a XBB.1.16 está circulando”.

Tags:, , Last modified: 2 de maio de 2023
Close