O presidente Lula (PT) autorizou o pagamento de R$ 9 bilhões em emendas do orçamento secreto de Jair Bolsonaro (PL) que estavam “penduradas”, uma vez que haviam sido classificadas como inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal.
O valor será pago a conta-gotas e as verbas serão liberadas pelos ministérios das Cidades e da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. A decisão é puramente política e mais uma tentativa de Lula de acalmar os ânimos do Congresso.
Nos primeiros meses de governo, o presidente já sofreu baixas com o PL das Fake News e o Marco Legal do Saneamento Básico, e algumas ameaças, especialmente da turma do Centrão. Não aprovar nenhuma medida provisória de Lula e causar nas CPIs foram alguns dos apavoros dados.
Durante a campanha eleitoral, Lula chegou a dizer que “o orçamento secreto era excrescência da política brasileira”, porque Bolsonaro era apenas uma marionete, não um presidente de verdade. A rota, entretanto, precisou ser temporariamente recalculada.
Até o momento, R$ 333,6 milhões já foram pagos. O dinheiro será para suprir obras de asfalto, compras de tratores e outros projetos superfaturados.
Tags:Jair Bolsonaro, Lula, Orçamento Secreto Last modified: 10 de maio de 2023