Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 16:00 Política

Prefeito e vice de Brusque são cassados e Luciano Hang se torna inelegível

Prefeito e vice de Brusque são cassados e Luciano Hang se torna inelegível (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Nesta quinta-feira (4), por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Brusque (SC), Ari Vequi (MDB), e do vice, Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

Os políticos ficarão na função até o início de 2025, quando uma nova eleição será organizada na cidade.

O TSE foi acionado pelos partidos Podemos, PT, PSB e PV. Para o ministro Alexandre de Moraes e os outros quatro que votaram pela cassação, Vequi e Doerner utilizaram “toda a estrutura das lojas Havan na campanha eleitoral”, o que configurou uma “quebra da igualdade das chances entre os candidatos”.

O empresário Luciano Hang, dono da Havan, também foi penalizado. Ele, o atual prefeito de Brusque e o vice ficarão inelegíveis por oito anos.

Moraes ainda chamou a atenção para lives e eventos ilícitos realizados dentro das lojas, “uma tentativa de fazer confusão entre pessoa física e pessoa jurídica”, além do compartilhamento de fake news por Hang, “colocando a força da empresa na cidade de Brusque contra outra candidatura, inclusive com desinformação, com fake news e com várias notícias falsas, pedindo voto”.

A defesa de Ari Vequi disse acatar a decisão do TSE, mas não concordar com ela. A defesa de Luciano Hang ainda não se manifestou.

Tags:, Last modified: 4 de maio de 2023
Close