Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 14:05 Esportes, Mundo

Vini Jr. é (de novo) alvo de racismo na Espanha; entenda o que aconteceu

Vini Jr. é de novo alvo de racismo em Campeonato Espanhol; entenda o que aconteceu (Foto: Reprodução)

No último domingo (21), Vini Jr. foi mais uma vez alvo de racismo. Durante partida entre Real Madrid e Valencia pelo Campeonato Espanhol, o jogador foi expulso de campo pelo árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea depois de levar um mata-leão de um jogador branco durante uma discussão.

Tudo aconteceu porque o atleta reclamou com o juiz de estar sendo alvo de racismo desde antes da partida. “Macaco” e “puto negro” foram alguns dos comentários feitos por torcedores do Valencia e flagrados pela emissora DAZN.

A primeira tentativa de denúncia feita por Vini foi ignorada. Na sequência, o jogador tentou mais uma vez e os jogadores adversários se irritaram. A confusão começou, o brasileiro foi agredido e apenas ele foi expulso. O jogador branco do Valencia continuou em campo.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas”, lamentou Vini Jr. nas redes sociais.

A irresponsabilidade do presidente da LaLiga

Ao invés de se pronunciar contra o episódio de racismo que aconteceu durante a 35ª rodada do Campeonato Espanhol, Javier Tebas, presidente da LaLiga, disse que o jogador brasileiro deveria “se informar adequadamente antes de criticar e injuriar” a competição. “Não se deixe manipular e tenha certeza de entender bem as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo”, finalizou.

Vini Jr. não deixou barato e rebateu: “Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove“.

O Itamaraty entra na jogada

Maria Laura da Rocha, secretária-geral do Itamaraty, disse que o órgão entrou em contato com a embaixada da Espanha no Brasil para demonstrar seu desagrado diante de mais um caso de racismo sofrido por Vini Jr. no campeonato espanhol.

O recado foi enviado após a embaixada dizer que condenava “com veemência as manifestações e atitudes racistas” e que elas “de nenhuma maneira refletem as posições antirracistas da absoluta maioria da população espanhola”.

O Real Madrid também se pronunciou e disse que “manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o jogador Vinícius Junior”.

O presidente Lula (PT), que está no Japão participando do G7, lamentou o episódio em coletiva: “Não é possível que quase no meio do Século XXI a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”.

O Valencia emitiu uma nota dizendo que vai trabalhar para identificar os torcedores racistas e expulsá-los para sempre dos jogos do time. “O clube condena veementemente este tipo de comportamento, que não corresponde aos valores do Valencia CF e dos seus torcedores”, declarou.

Tags:, , , , Last modified: 22 de maio de 2023
Close