A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresentou a primeira acusação em um dos casos envolvendo a Americanas, informa o jornal O Globo. Os réus são o ex-CEO Sérgio Rial e João Guerra Duarte Neto, acusados de violações relacionadas à divulgação do rombo contábil de R$ 20 bilhões da empresa. A CVM possui várias investigações em andamento sobre o escândalo, sendo esta a primeira a se tornar um processo sancionador, com acusações específicas formuladas e encaminhadas para julgamento.
As acusações contra Rial incluem a violação de leis que exigem sigilo sobre informações não divulgadas ao mercado e a violação de resolução da CVM que estabelece a necessidade de divulgação clara e precisa de fatos relevantes, acessíveis aos investidores. Por sua vez, Guerra, como diretor de relações com investidores, é acusado de não comunicar imediatamente à bolsa de valores e à imprensa as deliberações da companhia e fatos relevantes que possam influenciar as decisões dos investidores.
A coluna “Capital”, de O Globo, entrou em contato com os acusados, aguardando um posicionamento oficial que possa ser incluído em uma atualização futura da nota. A CVM continua a conduzir investigações sobre outros casos complexos relacionados ao escândalo da Americanas, mas este é o primeiro a progredir para um processo sancionador, levando as acusações para julgamento.
Last modified: 5 de junho de 2023