Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 20:02 Brasil

Discord: saiba o que é e quais cuidados tomar

O Discord é um aplicativo popular entre jovens e jogadores de videogames que permite conversas em texto, voz e vídeo. No entanto, nos últimos dias, surgiram denúncias de casos de violência e humilhação de meninas menores de idade em transmissões ao vivo na plataforma. Além disso, o Discord está envolvido em diversas outras acusações, como promoção de conteúdo sexual, pedofilia, automutilação, racismo, maus tratos a animais e incitação a assassinatos, bem como vazamento de informações confidenciais.

A versatilidade do Discord facilitou sua transformação em uma espécie de território sem lei, onde grupos encorajam crimes sexuais e violência. A plataforma é comparada a uma versão mais leve do 4chan, um fórum anônimo conhecido por disseminar teorias conspiratórias.

O Discord possui mais de 150 milhões de usuários ativos mensais e foi avaliado em US$ 14,7 bilhões. Sua popularidade se deve à facilidade de uso, aos recursos oferecidos e à possibilidade de criação de comunidades. Contudo, a falta de moderação eficiente dos conteúdos postados também contribui para seu apelo.

Apesar de exigir uma idade mínima de 13 anos para uso, o Discord tem sido associado à misoginia devido a casos recentes de violência e humilhação contra meninas menores de idade. As autoridades afirmam que a empresa não costuma colaborar nas investigações e não armazena parte do conteúdo, como as chamadas de vídeos ao vivo.

O Discord está sendo investigado no Brasil pelos Ministérios Públicos estaduais de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Ministério Público Federal. As investigações abrangem casos relacionados a pornografia infantil, ataques a escolas, discurso de ódio e outros crimes cometidos por meio da plataforma.

Embora o Discord não seja diretamente abrangido pelo Projeto de Lei das Fake News, que impõe sanções a plataformas que não retirem conteúdo ilícito, é possível que o texto seja modificado para incluir a plataforma após as denúncias recentes.

O Discord é operado pela empresa de mesmo nome, liderada pelos fundadores Jason Citron e Stanislav Vishnevskiy. A empresa obtém receita com a venda de recursos premium dentro do aplicativo e por meio de investimentos de fundos especializados em tecnologia.

Para garantir o uso seguro do Discord, é recomendado o uso de antivírus para evitar malware e roubo de dados, bem como o uso de software de controle parental para limitar o acesso de crianças e adolescentes à plataforma. É essencial manter uma comunicação aberta com os filhos e supervisionar suas atividades online.

Tags:, , Last modified: 26 de junho de 2023
Close