O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se tornou réu em uma audiência na Justiça federal em Miami, Flórida, nesta terça-feira (13). Durante a audiência, Trump declarou-se inocente de todas as acusações apresentadas contra ele. A imprensa relatou que ele permaneceu com os braços cruzados durante os cerca de 15 minutos de duração da audiência.
Antes da chegada de Trump à sala de audiência, um comboio de carros atravessou as ruas de Miami, com avenidas bloqueadas para o trânsito comum. Após a audiência, Trump deixou o prédio da Justiça federal, acenando dentro de um carro. Ao contrário do procedimento comum nos Estados Unidos, não foi tirada uma fotografia conhecida como “mugshot” do ex-presidente.
As 37 acusações criminais contra Trump estão relacionadas à descoberta de documentos secretos em sua residência em Mar-a-Lago, em agosto de 2022. Entre as acusações estão violações da lei de espionagem, manutenção ou ocultação de documentos de investigação federal, declarações falsas e conspiração para obstruir a Justiça. O Departamento de Justiça afirma que Trump reteve intencionalmente documentos confidenciais após deixar a presidência, colocando em risco a segurança do país.
Os promotores argumentaram que não consideram que Trump seja um risco de fuga, permitindo que ele responda ao processo em liberdade. No entanto, ele não pode entrar em contato com testemunhas do caso. Essa é a primeira vez na história dos Estados Unidos que um ex-presidente se torna réu na Justiça Federal.
Com uma série de investigações em curso desde que deixou a presidência, em janeiro de 2021, esse caso representa uma ameaça significativa para o futuro político de Trump. Especialistas destacam a quantidade e gravidade das acusações e o Departamento de Justiça divulgou imagens de caixas de documentos apreendidos durante as buscas.
Trump alega ser inocente e vítima de perseguição política, afirmando que as acusações são motivadas pelo fato de seus opositores não poderem vencê-lo em uma eleição justa e honesta.
Last modified: 13 de junho de 2023