Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 23:46 Política

Lula mantém Daniela, mas busca saída honrosa para ministra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião no Palácio do Planalto com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que durou aproximadamente 1h30. Após o encontro, a Secretaria de Comunicação Social informou que a ministra continua no cargo e participará da reunião ministerial convocada por Lula para a próxima quinta-feira. No entanto, aliados afirmam que a saída de Daniela Carneiro é certa, e o nome do deputado Celso Sabino foi apresentado como seu substituto pelo partido União Brasil.

Durante a reunião, o marido da ministra, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, também estava presente. Lula convocou a reunião ministerial para fazer uma avaliação das ações realizadas pelos ministros e cobrar agilidade. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente afirmou que não há tempo a perder no governo e encorajou os ministros a enfrentarem as dificuldades.

Existe a percepção no governo de que Lula não conseguirá manter Daniela a menos que ela tenha o respaldo de algum partido. Como ela perdeu o apoio do União Brasil, uma possibilidade seria ter o apoio do Republicanos, novo partido de Waguinho. No entanto, Daniela pediu autorização para sair do União, mas é improvável que obtenha um resultado favorável. O casal também não conta com o apoio do Republicanos para ocupar o cargo no Ministério do Turismo.

Waguinho tem tomado medidas para evitar a substituição de Daniela por Celso Sabino, argumentando que o governo de Lula não pode aceitar um bolsonarista na Esplanada. No entanto, a troca de guarda no ministério é vista como necessária para melhorar a relação do governo com o Congresso. Waguinho acusa Sabino de machismo e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, de perseguição. Apesar dos rumores de que a demissão de Daniela poderia abalar a relação de Lula com evangélicos e fluminenses, Waguinho nega qualquer rompimento e reafirma sua lealdade ao presidente.

Tags:, Last modified: 13 de junho de 2023
Close