Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 00:24 Política

Lula: ‘Quem poluiu o planeta foi quem fez a Revolução Industrial’

“A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas, ao mesmo tempo, pertence a toda a humanidade”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu discurso no festival Power Our Planet, em Paris. Lula criticou a política ambiental do ex-presidente Jair Bolsonaro e defendeu a necessidade de cooperação internacional para preservar a floresta.

Lula enfatizou a importância de conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, argumentando que é possível criar oportunidades de trabalho e crescimento econômico sem prejudicar o meio ambiente. Ele defendeu que os países ricos assumam a responsabilidade de financiar a conservação ambiental nos países em desenvolvimento.

“Vamos ser duros com toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado”, disse ele, que ainda cobrou os países ricos sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente em locais pobres. “Não foi o povo africano que poluiu o mundo. Não foi o latino-americano. […] Quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial e, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, declarou Lula.

O ex-presidente também reforçou o compromisso do Brasil em zerar o desmatamento até 2030, conforme estabelecido no Acordo de Paris. Ele convidou a plateia a visitar a Amazônia durante a COP30 do Clima, conferência sobre mudanças climáticas da ONU que será sediada em Belém, Brasil, em 2025.

Last modified: 23 de junho de 2023
Close