Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 18:49 Brasil

Médico que receitou sorvete e ‘Free Fire’ a criança é readmitido pela prefeitura de Osasco

Uma receita médica prescrita por um profissional de uma unidade de saúde de Osasco, na Grande São Paulo, viralizou nas redes esta semana. Junto com os remédios necessários para o tratamento do paciente, uma criança com sintomas gripais, o médico receitou também sorvete de chocolate e o jogo “Free Fire”. Por causa da brincadeira, o profissional foi demitido pela prefeitura. Nesta quinta (1º), no entanto, ele foi readmitido ao quadro da unidade.

O médico havia sido demitido após a prescrição se tornar pública e gerar repercussão nas mídias sociais. A gestão da prefeitura considerou que a conduta representou um exemplo de atendimento humanizado.

A reintegração foi oficializada hoje, seguindo a determinação do prefeito Rogério Lins (Podemos). A prefeitura argumentou que a receita incluía a prescrição de todos os medicamentos necessários ao paciente. Além disso, acrescentou que o profissional de saúde “buscou humanizar o atendimento” ao incluir o sorvete e o jogo disponível em dispositivos móveis. Essas informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo.

A criança foi atendida na UPA Jardim Conceição durante a madrugada do dia 18 de maio. Priscila da Silva Ramos, mãe do menino de 9 anos que apresentava sintomas de gripe, interpretou a atitude do médico como uma forma de deboche em relação a ela e à criança.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) iniciou uma sindicância para investigar a conduta do profissional de saúde nesta terça-feira. O médico era contratado para trabalhar na rede pública por meio de uma organização social.

Além do sorvete e do jogo, o médico também prescreveu a medicação necessária para o tratamento da criança. O paciente recebeu prescrição de amoxicilina, ibuprofeno, dipirona, prednisolona e acetilcisteína.

Last modified: 1 de junho de 2023
Close