Uma receita médica prescrita por um profissional de uma unidade de saúde de Osasco, na Grande São Paulo, viralizou nas redes esta semana. Junto com os remédios necessários para o tratamento do paciente, uma criança com sintomas gripais, o médico receitou também sorvete de chocolate e o jogo “Free Fire”. Por causa da brincadeira, o profissional foi demitido pela prefeitura. Nesta quinta (1º), no entanto, ele foi readmitido ao quadro da unidade.
O médico havia sido demitido após a prescrição se tornar pública e gerar repercussão nas mídias sociais. A gestão da prefeitura considerou que a conduta representou um exemplo de atendimento humanizado.
A reintegração foi oficializada hoje, seguindo a determinação do prefeito Rogério Lins (Podemos). A prefeitura argumentou que a receita incluía a prescrição de todos os medicamentos necessários ao paciente. Além disso, acrescentou que o profissional de saúde “buscou humanizar o atendimento” ao incluir o sorvete e o jogo disponível em dispositivos móveis. Essas informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo.
A criança foi atendida na UPA Jardim Conceição durante a madrugada do dia 18 de maio. Priscila da Silva Ramos, mãe do menino de 9 anos que apresentava sintomas de gripe, interpretou a atitude do médico como uma forma de deboche em relação a ela e à criança.
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) iniciou uma sindicância para investigar a conduta do profissional de saúde nesta terça-feira. O médico era contratado para trabalhar na rede pública por meio de uma organização social.
Além do sorvete e do jogo, o médico também prescreveu a medicação necessária para o tratamento da criança. O paciente recebeu prescrição de amoxicilina, ibuprofeno, dipirona, prednisolona e acetilcisteína.
Last modified: 1 de junho de 2023