Um grupo de deputados e senadores protocolou um pedido de impeachment do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, após suas declarações sobre o bolsonarismo em evento da União Nacional dos Estudantes. Na ocasião, Barroso afirmou que “nós derrotamos o bolsonarismo”, o que gerou reações de parlamentares aliados de Jair Bolsonaro, incluindo seu filho, Flávio Bolsonaro, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O pedido foi assinado por pelo menos 11 senadores e 70 deputados de dez partidos, e a mobilização foi articulada por aliados de Bolsonaro.
Os parlamentares que protocolaram o pedido de impeachment criticaram a declaração de Barroso, alegando que ela fere a lei do impeachment, a Constituição e a democracia. Também expressaram descontentamento com inquéritos no STF que miram Bolsonaro e aliados, considerando-os “aberrações jurídicas” e questionando a atuação da PGR.
Flávio Bolsonaro ressaltou a importância da votação da PEC do voto impresso no plenário, afirmando que, sem isso, os eleitores continuarão desconfiados nas eleições. O pedido de impeachment de Barroso reflete a tensão política e os conflitos entre parlamentares aliados e o STF, alimentando o debate sobre a independência do Poder Judiciário e a atuação de ministros da Corte.
Tags:Jair Bolsonaro, Luís Roberto Barroso, STF Last modified: 19 de julho de 2023