Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 23:55 Mundo

Presa desde 1970, Leslie van Houten, da ‘família’ de Charles Manson, deixa a prisão

Leslie Van Houten, uma das seguidoras de Charles Manson conhecidas como “a família Manson”, foi libertada da prisão na Califórnia após cumprir mais de 50 anos de pena por seu envolvimento em dois assassinatos brutais. A libertação de Van Houten ocorreu após uma decisão do governador Gavin Newsom de não recorrer da determinação judicial que concedeu a ela liberdade condicional. Após deixar a prisão, Van Houten foi encaminhada a uma habitação provisória, onde passará um período de transição e readaptação à sociedade.

Leslie Van Houten foi condenada à prisão perpétua por sua participação nos assassinatos de Leno LaBianca, um comerciante, e sua esposa Rosemary em agosto de 1969. Os crimes foram cometidos sob as ordens de Charles Manson, líder de um culto conhecido como “a família Manson”. Na época, o casal foi morto brutalmente em sua casa, com sangue espalhado pelas paredes. Van Houten admitiu ter segurado uma fronha sobre a cabeça de Rosemary enquanto outros membros do culto a esfaqueavam, e em seguida, ela própria desferiu diversas facadas na vítima.

Os assassinatos cometidos pela família Manson chocaram os Estados Unidos e o mundo, pois eles foram planejados e executados com extrema violência e crueldade. Além dos assassinatos de Leno e Rosemary LaBianca, os seguidores de Manson também cometeram o assassinato da atriz Sharon Tate e de outras quatro pessoas, ocorrido na noite anterior aos crimes pelos quais Leslie Van Houten foi condenada. Manson, considerado um dos criminosos mais notórios da história dos EUA, faleceu na prisão em 2017 aos 83 anos.

A decisão de libertar Leslie Van Houten após mais de meio século de prisão gerou debates e controvérsias. Alguns argumentam que ela já pagou sua dívida com a sociedade e merece uma chance de reintegração, enquanto outros acreditam que ela nunca deveria ser libertada por sua participação nos crimes hediondos. A supervisão de liberdade condicional permitirá que Van Houten passe por um período de readaptação, recebendo treinamento e assistência para desenvolver habilidades básicas e, assim, buscar uma reintegração bem-sucedida na sociedade.

Last modified: 11 de julho de 2023
Close