Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 00:49 Política

Advogado de Lula, Cristiano Zanin toma posse no STF

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, tomou posse em uma cerimônia marcada pela presença maciça das principais autoridades do país. Diversos políticos, governadores, ministros, comandantes das Forças Armadas, procuradores e magistrados prestigiaram a solenidade, criando um verdadeiro clima de frente ampla. Entre os presentes, estavam o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se disse feliz com a posse de seu indicado, e sentou-se ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira, com quem negociava uma reforma ministerial.

A mesa solene contava com o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e a presidente do Supremo, Rosa Weber, além dos demais ministros da corte. Surpreendentemente, até figuras do bolsonarismo estiveram presentes, como o senador Carlos Portinho e a advogada do ex-presidente Jair Bolsonaro, Karina Kufa. A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, também compareceu e se sentou próximo à presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Além das autoridades políticas, outros convidados ilustres também estiveram na cerimônia, como o ex-governador de São Paulo João Doria, o ex-chanceler Aloysio Nunes e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, ex-ministro de Dilma Rousseff. Gilberto Kassab, presidente do PSD, e Bruno Araújo, representando a federação PSDB-Cidadania, também marcaram presença. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não compareceu pessoalmente, mas enviou representantes para prestigiar o evento.

Durante a solenidade, os presentes aproveitaram para conversar e negociar assuntos de interesse político, inclusive sobre a votação do arcabouço fiscal na Câmara. Também se especulou sobre o próximo ministro a assumir uma vaga no STF, já que Rosa Weber se aposenta em breve. Dentre os candidatos cotados, estavam Flávio Dino, ministro da Justiça; Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); e Jorge Messias, advogado-geral da União, que se sentaram lado a lado durante a cerimônia.

Acompanhado pela esposa, a advogada Valeska Martins, Cristiano Zanin cumprimentou um a um na extensa fila do beija-mão, iniciando com o presidente Lula. A sessão de cumprimentos se estendeu até o início da noite.

Tags:, , Last modified: 4 de agosto de 2023
Close