Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 00:51 Brasil

Mortos na Baixada Santista chegam a 14, e dois PMs são feridos

Desde o assassinato do soldado da Rota, Patrick Bastos Reis, na última quinta-feira, a operação Escudo resultou na morte de 14 pessoas em confrontos com as forças de segurança na Baixada Santista, São Paulo. A operação foi ampliada para a cidade de Santos, onde uma cabo da Polícia Militar foi baleada por três criminosos, resultando na morte de dois suspeitos em confrontos subsequentes. A ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas e o crime organizado e, até o momento, prendeu 32 suspeitos e apreendeu 20,3 quilos de drogas e 11 armas.

Moradores relataram ter visto viaturas da PM subindo em alta velocidade pouco depois do ataque à policial, indicando que a operação começou logo após o ocorrido. As mortes estão sendo investigadas pela Deic e pela PM por meio de Inquérito Policial Militar, e as imagens das câmeras corporais dos policiais serão anexadas aos inquéritos em andamento.

A operação foi desencadeada em resposta ao ataque que resultou na morte do policial Patrick Bastos Reis, e a polícia continua em busca dos responsáveis. No entanto, a operação tem sido alvo de denúncias de excessos por parte da Ouvidoria das Polícias de São Paulo, que apura ao menos nove mortes por intervenção policial desde o domingo (30). O governador defendeu a ação dos policiais, mas prometeu que possíveis exceções dos agentes serão punidas.

Last modified: 2 de agosto de 2023
Close