Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 00:39 Mundo

Trump se declara inocente em acusação de tentar reverter eleições de 2020

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu nesta quinta a um tribunal federal em Washington para enfrentar acusações de liderar uma conspiração criminosa para reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020 e tentar fraudar direitos dos cidadãos americanos e processos democráticos para permanecer no poder. Trump declarou-se inocente diante do tribunal. Ele foi registrado e teve as impressões digitais colhidas, mas não foi fotografado e algemado antes de ir à corte para ser oficialmente apresentado às acusações.

Diante da juíza de investigação Moxila Upadhyaya, Trump se declarou inocente de todas as acusações. Seu advogado, John Lauro, questionou o pedido de julgamento rápido, argumentando que o caso é complexo e demandaria mais tempo para a defesa. A juíza instruiu a defesa a fazer um registro por escrito perante a juíza federal Tanya Chutkan, que analisará o mérito do caso. Trump viajou de Nova Jersey para Washington e, antes de embarcar, fez publicações na Truth Social, rede social que criou, reafirmando ataques às eleições de 2020 e ao presidente Joe Biden.

Essa é a terceira vez em quatro meses que Donald Trump enfrenta acusações criminais em órgãos judiciais. A audiência é vista como o começo do reconhecimento de seus esforços para minar a democracia americana. Enfrentando vários casos na Justiça, Trump esgotou recursos para sua campanha eleitoral, com gastos legais de defesa ultrapassando US$ 20 milhões pelo movimento “Save America”. A situação financeira do ex-presidente preocupa, já que gastou muito mais do que o fundo da campanha tinha disponível. A Casa Branca não fez comentários sobre a audiência, mantendo distância dos casos legais de Trump.

Tags: Last modified: 4 de agosto de 2023
Close