O ex-presidente Donald Trump se tornou réu em um caso que investiga suas tentativas de reverter a derrota na eleição presidencial de 2020 e a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. As acusações incluem conspiração para defraudar os Estados Unidos, conspiração contra direitos, conspiração para obstruir um procedimento oficial, e obstrução e tentativa de obstrução de um procedimento oficial. Trump é acusado de espalhar mentiras sobre fraude eleitoral, mesmo sabendo que eram falsas, e de pressionar autoridades para trocar votos dados ao democrata Joe Biden por votos ao republicano.
Essa é a terceira acusação criminal contra Trump, após já ter sido indiciado por casos relacionados à compra do silêncio de uma atriz pornô e por guardar documentos secretos após deixar a Casa Branca. Mesmo com as acusações, ele mantém sua posição de candidato mais bem posicionado para receber a indicação republicana para concorrer à Presidência em 2024. Contudo, a acusação de perseguição política também foi mencionada, com Trump afirmando ser alvo de investigações que têm motivações políticas.
A juíza responsável pelo julgamento deve ser Tanya S. Chutkan, conhecida por ser rigorosa em casos relacionados à invasão do Capitólio. Washington, onde o julgamento ocorrerá, é uma cidade com tendência política de esquerda, o que pode afetar o desfecho do caso. Além disso, há uma investigação em andamento no estado da Geórgia sobre uma suposta tentativa de Trump de reverter sua derrota nas eleições, com uma acusação formal prevista para agosto. Os problemas na Justiça já estão impactando suas finanças de campanha, com despesas legais aumentando significativamente. Enquanto isso, dois republicanos em Michigan também foram acusados pela Justiça por acesso ilegal a urnas e tentativa de manipulação.
Tags:Capitólio, Donald Trump Last modified: 2 de agosto de 2023