A produção de moda de Maisa no Altas Horas foi conceitual demais para nós, pobres mortais, que não temos mais de R$ 3 mil para comprar uma “saia feia”
Entenda a polêmica
Pouco pano, muito dinheiro: a microssaia duvidosa de Maisa
Desde que o último Altas Horas, da TV Globo, foi ao ar, no sábado (16), não se fala sobre outra coisa a não o look de Maisa Silva no programa.
Rolou uma sobreposição de camisa jeans, cropped de tricot e saia. Nos pés, a sandália com meia reviveu uma das principais tendências de moda dos anos 80. Mas o que pegou mesmo foi a camisa saindo para fora da sainha, como vocês podem ver a seguir:
O visual não agradou e virou até meme. A repercussão foi tanta que ele ganhou notícias em diferentes veículos de comunicação, de Folha de S. Paulo a Glamour! E você pode até ter gongado o lookinho da atriz e apresentadora, mas ele, além de tendência, vale uma boa quantia de reais. Mais precisamente, €680 (algo em torno de R$ 3.500).
Criador e criatura
A micro minissaia é da marca Miu Miu, que pertence a Miuccia Prada. Isso mesmo, a criadora da icônica grife italiana! Só que a Miu Miu é justamente uma versão menos luxuosa da Prada e, consequentemente, mais “””acessível””” – assim mesmo, entre muitas aspas.
Lançada na Semana de Moda de Paris, em outubro de 2021, a peça faz parte da coleção de Primavera/Verão da grife, mede 20 cm e já foi usada por nomes nacionais, como Manu Gavassi, e internacionais, como Nicole Kidman (foto abaixo). Ela possui versões em outras cores, mas a original, na cor caqui, é a mais cobiçada.
Por que ela fez tanto sucesso?
A Miu Miu teve a excelente ideia de apostar no retorno da moda dos anos 2000, marcada pela cintura baixa e barriga de fora. Além disso, saias jeans curtíssimas faziam o maior sucesso nos corpos de Britney Spears e Christina Aguilera.
Só que essa retomada afetiva foi mirando na geração Z. E o acerto foi certeiro! Os editoriais de moda para lançar o produto foram representativos, com modelos plus-size vestindo a microssaia, que também foi usada por homens, por exemplo, como pelo modelo Yugo Takano. De alguma forma, em uma realidade de constantes quebras de tabus, isso fez barulho.
Uma roupa puramente instagramável
Nas imagens postadas no Instagram, o look de Maisa até que fez relativo sucesso. Mas as fotos são posadas, editadas, estrategicamente pensadas. Na vida real, em movimento, a composição não funcionou, o que prova que a microssaia é uma ostentação rasa e distante, daquelas que chega até nós por influenciadoras e artistas que ganham a peça ou a utilizam por meio de permuta – fazendo nós, meros mortais, ficarmos iludidos com a ideia de um “look de milhões” que, na realidade, só faz parte da série “A Vida Irreal das Redes Sociais”. E, não, definitivamente ela não é acessível para todos.
Last modified: 3 de março de 2023