Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
16 de junho de 2022
Monkeypox virus?! Zoonose silvestre conhecia como varíola dos macacos pode estar com os dias contados… Pelo menos, com relação ao nome
Entenda a polêmica
A varíola dos macacos vai mudar de nome?
São cinco os casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil. A doença também afeta outros países fora do epicentro, a África, como Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Este é o maior surto da zoonose silvestre já registrado em centros urbanos.
Por causa disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) está organizando uma reunião para entender se classifica ou não a doença como uma “emergência de saúde pública de interesse internacional”, como ocorreu anteriormente com o Ebola e mais recentemente com a Covid-19.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS, explicou durante coletiva de imprensa que “a epidemia de varíola dos macacos é incomum e preocupante”, mas que ainda não foi registrada nenhuma morte fora do continente africano.
Uma emergência de saúde pública de interesse internacional é declarada quando o evento é extraordinário, ou seja, “constitui risco à saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças”, exigindo uma resposta global coordenada.
Fora isso, mais de 30 pesquisadores da OMS pediram a alteração do nome da doença, alegando que a denominação atual é discriminatória e estigmatizante.
Chamar a doença causada por um ortopoxvírus de varíola dos macacos, segundo eles, só contribui para que haja referências discriminatórias com relação ao epicentro da doença, a África, e notícias falsas relacionadas aos primatas.
Vale lembrar que, durante o surto de febre amarela, muitos macacos foram encontrados mortos por ação humana, algo que desequilibra ainda mais a fauna e flora, e só contribui para a disseminação de zoonoses silvestres – e não o contrário.
Ainda não há nenhuma confirmação sobre o possível novo nome que a doença deve receber, mas a denominação hMPXV foi sugerida.
Vale ainda reforçar que a varíola silvestre tem baixa taxa de transmissão e mortalidade entre seres humanos.
Last modified: 3 de março de 2023