Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
02 de agosto de 2022
Quem foi Ayman al-Zawahiri, de 71 anos, seguidor do islamismo radical e líder da Al Qaeda, morto no final de semana pelos EUA? A gente te conta a seguir
Entenda a polêmica
Quem foi Ayman al-Zawahiri, líder da Al-Qaeda morto pelos EUA?
A semana começou com a notícia de que a CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) realizou uma operação militar em Cabul, no Afeganistão, que resultou na morte de Ayman al-Zawahiri, atual líder e um dos fundadores da Al-Qaeda, vítima de um ataque de drone.
Em nota à imprensa, Joe Biden, presidente norte-americano, disse que al-Zawahiri deixou uma “trilha de assassinatos e violência contra os cidadãos dos EUA”, e que a ação antiterrorista manda um recado ao mundo: “Não importa quanto tempo leve, não importa onde se esconda, se você for uma ameaça para o nosso povo, os EUA irão te encontrar e te matar”, declarou.
O ataque foi confirmado por Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã.
Ayman al-Zawahiri nasceu em 1951, em Giza, no Egito. Pertencente a uma família de classe média e inspirado pelo pai, um professor de farmácia, cursou medicina na Universidade do Cairo.
Foi durante seus anos de universitário que ele começou a se envolver com atividades clandestinas, motivado pela obra de Sayyid Qutb, autor egípcio que defendia o islamismo radical.
Ainda na faculdade, al-Zawahiri entrou para o grupo Al Jihad, que defendia que o “real islamismo” não era praticado pelo governo do Egito, porque este não seguia as leis islâmicas. Na época, o país vivia uma ditadura comandada por Gamal Abdel Nasser.
Eis que o islâmico radical acabou sendo preso em 1981, após ser acusado de contrabando de armas. Ele ficou na prisão até 1984, quando saiu do Egito e foi morar no Paquistão. Quatro anos mais tarde, mais precisamente em 1988, conheceu Osama Bin Laden.
Em 1990, al-Zawahiri se tornou líder da Al Jihad, grupo extremista islâmico do Egito, e promeveu a união das formações extremistas pelo mundo, que culminou na junção da Al Jihad e a Al Qaeda, cujo líder era Bin Laden, assassinado em maio de 2011.
Com a morte do companheiro, al-Zawahiri assumiu também a posição de líder da Al Qaeda e atuou como um dos coordenadores do ataque de 11 de setembro. Ele também foi o nome por trás de inúmeras investidas contra nações inimigas e pessoas que não seguiam as leis islâmicas, mesmo que pertencessem ao Islamismo.
Ayman al-Zawahiri deixa sete filhos e uma tensão no ar. Será que líderes radicais islâmicos podem acabar revidando a investida dos EUA?
Last modified: 3 de março de 2023