Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
21 de setembro de 2022
Primeiro contraceptivo masculino sem hormônio e aplicado em forma de vacina deve chegar ao mercado no ano que vem; saiba mais sobre o pioneiro Risug
Ciência
Como funciona a 1ª injeção anticoncepcional para homens?
O Instituto Indiano de Tecnologia divulgou neste início de semana uma notícia fantástica para a medicina: o desenvolvimento de um contraceptivo masculino em forma de vacina.
Chamado Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), o pioneiro anticoncepcional deve ficar pronto em 12 meses e chegar ao mercado em 2023.
Em fase final de testes em humanos, ele se mostrou efetivo e mais vantajoso que a vasectomia, por ser um método reversível, que pode durar até dez anos, e menos doloroso. 300 voluntários participaram das testagens, que apontaram uma eficiência de 97% do medicamento.
O QUE É O RISUG?
É um contraceptivo livre de hormônios que usa um gel, feito de um polímero chamado anidrido maleico de estireno, que reveste o ducto espermático.
COMO ELE FUNCIONA?
O gel danifica a cauda dos espermatozoides, impossibilitando que a fecundação ocorra, uma vez que eles não mais conseguem se locomover até o óvulo.
COMO É A APLICAÇÃO?
Uma injeção com o gel é dada em cada um dos dois ductos deferentes do homem, que são os canais responsáveis pelo transporte dos espermatozoides após seu amadurecimento, quando chegam aos líquidos seminais e constituem o sêmen.
Para aliviar a dor, uma anestesia local é aplicada no escroto. Fora esse incômodo da picada, do inchaço e da dor escrotal temporária, não foram identificados outros efeitos colaterais consideráveis.
Caso o homem queira reverter o procedimento, que pode durar anos, basta procurar o médico e solicitar a interrupção do efeito do contraceptivo, que é feita usando uma solução de água e bicarbonato de sódio e também aplicada via injeção.
Last modified: 3 de março de 2023