Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
20 de outubro de 2022
Ugur Sahin e Ozlem Tureci, da BioNTech, usam a tecnologia pioneira dos imunizantes contra o coronavírus para fabricar uma vacina contra o câncer
Saúde
Vacina contra o câncer deve ser lançada ainda nesta década
Bora começar o dia lendo uma boa notícia? Os cientistas Ugur Sahin e Ozlem Tureci, co-fundadores da BioNTech, revelaram que, até 2030, uma vacina contra alguns tipos de câncer pode ser lançada.
A tecnologia utilizada é a mesma desenvolvida pelo laboratório alemão em parceria com a Pfizer, que criou um imuniziante contra o coronavírus com até 95% de eficácia.
No caso da vacina contra o câncer, de maneira bem resumida, para descomplicar, o RNA mensageiro sintetizado enviaria instruções genéticas para as proteínas spike que atuam no combate às células cancerígenas, interrompendo assim a formação do tumor.
Ugur e Ozlem contam que o principal desafio é a grande variedade de proteínas que existem. Exatamente por isso, o câncer de intestino e os melanomas (câncer de pele) são o foco inicial, mas os cientistas acreditam que a tecnologia possa atuar no combate de tumores de cabeça e pescoço, próstata e ovário.
Por ora, a novidade passa pela fase 2 de 3 de testes. “Nosso objetivo é que possamos usar a abordagem de vacina individualizada para garantir que, diretamente após a cirurgia, os pacientes recebam uma dose que induz uma resposta imune para que as células T [de defesa] no corpo do paciente consigam rastrear as células tumorais restantes, eliminando-as”, explicaram os representantes da BioNTech à jornalista Laura Kuenssberg, da BBC.
Com o RNA mensageiro treinado para estimular o sistema imunológico a reconhecer e destruir células cancerígenas, talvez seja possível, no futuro, aplicar os imunizantes naquelas pessoas que tenham fatores de risco para desenvolver um câncer, como o genético.
Apesar da excelente notícia para a medicina, Ugur e Ozlem fazem um adendo: “Como cientistas, hesitamos sempre em dizer que temos a cura do câncer. Temos uma série de descobertas importantes e vamos continuar trabalhando nelas”, revelaram, mas de maneira um tanto quanto otimista.
Tem que confiar na Ciência, né? 😉
>> Quer receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 3 de março de 2023