Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
31 de outubro de 2022
Lula vai governar o Brasil pela 3ª vez e Bolsonaro entrou pra História como o único presidente da República a não garantir uma reeleição; o que vem por aí?
Eleições 2022
E agora que o Lula foi eleito?
Neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consagrou-se pela 3ª vez presidente do Brasil, derrotando Jair Bolsonaro (PL) por 50,90% contra 49,10%. A disputa foi acirrada e Lula, que governou o país entre 2003 até 2006 e 2007 até 2011, fez a virada quando a marcha das urnas estava próxima a 70%.
Na Avenida Paulista, milhares de eleitores se reuniram para festejar o resultado do 2º turno das Eleições 2022. Por volta das 23h, Lula discursou para a multidão. Ele agradeceu o apoio do Nordeste e de Simone Tebet, falou que vai recriar o Ministério da Cultura e disse que a prioridade de seu governo é acabar com a fome. O petista também deu a seguinte declaração: “Preciso saber se o presidente que nós derrotamos vai permitir que haja transição”, disse o presidente eleito.
A preocupação principal de Lula é com relação às possíveis tentativas de dificultar a passagem da faixa que Bolsonaro, o primeiro presidente da História do Brasil a não garantir uma reeleição, pode ter. Embora os principais chefes de Estado do Brasil e do mundo já tenham reconhecido a eleição de Lula, há muita insegurança com relação às futuras atitudes do atual presidente, que já atacou as urnas eletrônicas em diversas ocasiões e recentemente tentou sugerir um adiamento do 2º turno.
Festa da Vitória na Avenida Paulista, em São Paulo
O esperado era que Bolsonaro se pronunciasse após o resultado e fizesse a fatídica ligação para cumprimentar o oponente, algo de praxe na festa da democracia. Contudo, o silêncio do atual presidente é ensurdecedor, o que, para muitos, é sinal de preocupação e alerta.
Agora, é esperar para ver (e ouvir) o que Jair Bolsonaro tem a dizer – assim como seus apoiadores, dentro e fora da política – e aguardar a cerimônia de posse, que acontece em 1º de janeiro de 2023, quando Lula assumirá o Palácio do Planalto. Geraldo Alckmin, vice do petista, de alguma forma ou de outra, chegou lá – mas, definitivamente, ele nunca deve ter imaginado que chegaria à presidência ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva.
O resultado do 2º turno das eleições presidenciais, das eleições para governadores e do próprio Senado eleito no 1º turno mostram que Lula terá um trabalho enorme pela frente, não podendo cometer nenhum deslize.
Além disso, os números mostram que o bolsonarismo veio para ficar e o que anti-bolsonarismo, apesar de ter derrubado o atual presidente em curso, tem também uma incansável tarefa pela frente.
>> Receba as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail. É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade com os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 3 de março de 2023