Você já deve estar sabendo que, nesta segunda-feira (7), Tite divulgou a lista de convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022, que começa no dia 20 de novembro, no Catar.
Embora a lista dos 26 jogadores não tenha lá grandes surpresas, um nome em especial desagradou bastante – e justamente um velho conhecido da torcida. Estamos falando de Daniel Alves!
Assim que o técnico assinou a lista e ela foi divulgada, choveram comentários negativos sobre a escalação do lateral de 39 anos. Alguns diziam que Tite havia convocado um desempregado, outros que o atleta não tinha mais condições físicas de disputar uma Copa. No geral, a galera acreditava que uma escolha mais nova teria sido mais acertada. “Um insulto”, disse o comentarista Casagrande sobre a convocação.
O principal ponto abordado foi o fato de Tite ter tirado o lugar de alguém mais jovem, que poderia estar disputando sua primeira Copa, para colocar um jogador considerado já velho para os padrões do futebol e que pode não ajudar efetivamente o time em campo.
O técnico, contudo, deixou claro que Dani Alves é bom de equipe, o que faz a diferença em uma competição que exige muito do emocional dos competidores, e que é um jogador de sua confiança, o que também é essencial. “Eu não vim aqui para agradar as pessoas no Twitter, que eu nem sei que percentual do povo brasileiro representa. Eu respeito opiniões divergentes e eu não estou aqui para convencer todas as pessoas. Eu só quero dar dados informativos para que as pessoas democraticamente formem a própria opinião. Agora, opinião cada um tem a sua e todos tem o meu respeito”, falou Tite em coletiva.
Depois que a poeira baixou um pouco, Alves se pronunciou nas redes sociais. Ele disse que, há quatro anos, quando havia sido convocado em 2018, sofreu uma lesão que o derrubou. Se na ocasião ele chorou de tristeza, hoje ele chora de alegria. “É dia de vitória (…). Quatro anos se passaram e estamos aqui novamente (…). Não estamos aqui para agradar todo mundo, esse nem é meu objetivo, mas estamos aqui para não falhar com quem acredita na nossa entrega e dedicação (…). Estou muito feliz e satisfeito!”, disse o craque.
Confira a seguir a lista completa de convocados:
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Ederson (Manchester City)
- Weverton (Palmeiras)
Lateral-direita
- Danilo (Juventus)
- Daniel Alves (Pumas)
Zagueiros
- Thiago Silva (Chelsea)
- Marquinhos (PSG)
- Éder Militão (Real Madrid)
- Bremer (Juventus)
Lateral-esquerda
- Alex Sandro (Juventus)
- Alex Telles (Sevilla)
Meio-campistas
- Casemiro (Manchester United)
- Everton Ribeiro (Flamengo)
- Fabinho (Liverpool)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Fred (Manchester United)
- Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes
- Neymar (PSG)
- Antony (Manchester United)
- Gabriel Jesus (Arsenal)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)
- Pedro (Flamengo)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
O Brasil faz a sua estreia na Copa no dia 24 de novembro, às 13h (Horário de Brasília), contra a Sérvia. Depois, enfrenta a Suíça no dia 28 e Camarões no dia 6 de dezembro.
>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 3 de março de 2023