Entre discussões sobre censura X liberdade de expressão, uma coisa é certa: proibir a criação e o compartilhamento de fake news está longe de ser um ato de controle, repressão ou algo do tipo. Afinal, a liberdade de expressão assegurada pela Lei é aquela que não fere o direito de existir do outro. E quando compartilhamos notícias falsas, a gente fere, de alguma maneira, esse direito, porque compactuamos com a desinformação, o descontrole, e com uma espécie de política do pão e circo versão Era Digital. Ou seja, a gente dá instrumentos anticonhecimento que compactuam com a ignorância.
Por exemplo, os três absurdos a seguir não estão aqui colocados para serem partidários, por mais que digam respeito a uma parcela da população brasileira que apoia Jair Bolsonaro (PL). Na realidade, eles estão aqui colocados para você entender os perigos da desinformação – que está longe de ser liberdade de expressão!
1. Sobrou até para a cantora do Abba!
Agnetha Fältskog, uma das vocalistas do grupo sueco, está estampando uma montagem que anda bombando nas redes sociais e principalmente em aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram.
Além de confundirem a imagem da cantora sueca com a da juíza sueca Anna Ase, atribuíram à artista uma fala que ela jamais deu.
Fora isso, o trecho da entrevista dada por Anna Ase foi totalmente tirado de contexto. Na publicação, diz o seguinte: “Juíza renomada sueca fala sobre as fraudes nas eleições brasileiras de 2022”. A fala, contudo, é de 8 anos atrás.
2. Lady Gaga quer militares no poder?
Como prova de que as pessoas acreditam no que querem e que a falta de senso crítico está cada vez mais latente na Era Digital, na notícia falsa da vez, imagens de Lady Gaga no programa The Tonight Show foram tiradas de contexto. Além disso, a artista é tratada pelo nome de batismo, Stefani Germanotta, só que dizem que ela é uma ministra!
A principal postagem que ainda anda circulando por aí é a seguinte: “Bolsonaro conversa nesta quarta-feira (02/11) com a ministra Stefani Germanotta sobre providências a serem tomadas após as 72 horas. Tudo indica que ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas. É isso galera, vamos continuar nas ruas, não podemos desistir, estamos quase lá!”, estão enviando pelo ~zap~.
Não, gente, não existe nenhuma ministra chamada Stefani Germanotta e, definitivamente, Lady Gaga está longe de querer uma intervenção militar.
Fora que a (des)informação que anda sendo compartilhada diz que o artigo 142 da Constituição permite que ocorra uma intervenção militar no país, o que não é verdade. O capítulo é mesmo reservado para as Forças Armadas, mas assegura os direitos e deveres daqueles que fazem parte da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Não há nada atestando intervenções militares, golpes de Estado, etc.
3. Seu cachorro vai ficar bem, tá?
Tem muita gente por aí dizendo que o Lula (PT) deseja instaurar um regime comunista no Brasil e que, com isso, a população vai passar a comer cachorro. As duas questões são completamente falsas.
A “notícia” surgiu de um próprio pronunciamento feito por Jair Bolsonaro durante evento em uma instituição religiosa. Na ocasião, ele disse o seguinte: “Conversem com essas pessoas, falem para elas: vocês quer comer cachorro?”, fazendo uma alusão à Venezuela.
Lula já teve dois mandatos como presidente da República e em nenhum deles o Brasil chegou perto de virar um país comunista. Além disso, especialistas políticos garantem que o presidente que até hoje chegou mais perto de governar nos moldes venezuelanos foi justamente aquele que ajudou a criar as fake news em questão: Jair Bolsonaro.
Como canta Nando Reis na música Relicário: “O mundo está ao contrário e ninguém reparou”. Muito cuidado com as (des)informações que você recebe por aí e sempre cheque as fontes antes de sair acreditando em qualquer coisa que te dizem, especialmente se esta coisa tiver chegado até a pessoa por Apps de mensagens instantâneas!
>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 3 de março de 2023