Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 14:16 Mundo

Entenda os protestos na China e o que eles têm a ver com a Copa do Mundo

Embora os casos de Covid-19 tenham novamente aumentado na China, cidadãos do país têm ido às ruas para pedir que as medidas de segurança do país, umas das mais rigorosas do mundo, sejam flexibilizadas. 

Bloqueios estão ocorrendo em várias cidades chinesas contra a política da “Covid zero”, com lockdowns quase totais, incluindo o fechamento de escolas e empresas, por exemplo.

Nas ruas, alguns manifestantes exibem folhas e cartolinas em branco, como uma crítica contra às autoridades e seus abusos de poder. Algo do tipo: “Beleza, mas você vai me prender por eu protestar com um cartaz em branco?”. 

Por lá, a população com maior risco de contaminação é a idosa, que ainda não está totalmente vacina com as doses de reforço. 

A TV oficial chinesa, emissora estatal, tem relutado em exibir imagens da vida no exterior, que voltou à normalidade após dois anos de máscaras e distanciamento social.

A censura abrange, inclusive, gravações da Copa do Mundo no Catar, em que torcedores figuram nos estádios sem proteção facial. 


Jornalista preso

Um jornalista da BBC que cobria os protestos na China chegou a ser preso nesta segunda-feira, anunciou a emissora. 

Nesta terça, o Reino Unido convocou o diplomata chinês após uma agressão a um ativista pró-democracia. Clique aqui para saber mais sobre a política da “Covid zero”.

Last modified: 3 de março de 2023
Close