Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 14:32 Saúde

Adenocarcinoma: entenda o câncer de Preta Gil e saiba como prevenir

A cantora Preta Gil informou nesta terça-feira (10) que foi diagnosticada com adenocarcinoma, também chamado de câncer de intestino ou de cólon, após uma internação de seis dias. 

Trata-se de um tumor maligno que pode acometer diversas partes do insemino, inclusive a porção final, como no caso de Preta. Embora a doença seja lembrada pelas mortes recentes de Pelé e Roberto Dinamite, é importante dizer que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o adenocarcinoma é uma doença tratável e frequentemente curável, sobretudo quando diagnosticada e tratada precocemente.

O câncer de intestino é o terceiro mais incidente na população, de acordo com o Inca. Cerca de 40 mil novos casos são diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Aproximadamente 30% desse total tem relação com má alimentação, tabagismo, sedentarismo e outros fatores comportamentais.

Tumores malignos no intestino evoluem de pólipos (lesões benignas que crescem no intestino), por isso é indispensável a realização de exames de rotina.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes associados ao adenocarcinoma são:

  • Sangue nas fezes
  • Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados)
  • Dor ou desconforto abdominal
  • Fraqueza e anemia
  • Perda de peso sem causa aparente
  • Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)
  • Massa (tumoração) abdominal

Alguns desses sintomas também têm relação com outras doenças, por isso é necessário o acompanhamento especializado.

Diagnóstico

A detecção precoce pode ser resultar de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce) ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas com fator de risco para a doença.

O rastreamento dos tumores de cólon e reto pode ser realizado por meio de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias).

Tratamento

Via de regra, o primeiro tratamento é a intervenção cirúrgica para a retirada da porção afetada do intestino e outras estruturas comprometidas. A depender do tamanho e da localização do tumor, o tratamento também pode incluir radioterapia, associada ou não à quimioterapia, para diminuir a possibilidade de recidiva.

>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉

Last modified: 3 de março de 2023
Close