A onda de protestos no Peru, que já resultou em 49 mortes, continua. Neste domingo (15), o governo decretou estado de emergência nas cidades de Lima, Cusco, Callao e Puno.
Os direitos constitucionais de inviolabilidade de domicílio e as liberdades de trânsito e reunião pelo território nacional foram suspensos por 30 dias. Além disso, militares foram convocados para tentar restabelecer a ordem pública.
Boluarte era vice de Pedro Castillo, presidente do Peru que tentou dar um autogolpe de Estado ao ordenar o fechamento do Congresso. Ele foi destituído pelo Legislativo e preso, e Dina assumiu o cargo.
Os manifestantes querem, além da renúncia, a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições presidenciais.
O imbróglio de Castillo com o Congresso peruano se iniciou em 2021, quando o ex-presidente se elegeu. Até a sua deposição, em dezembro passado, ele foi acusado três vezes pelo Parlamento de ter “incapacidade moral permanente” para exercer o cargo.
Castillo enfrentava vários processos relacionados a supostos casos de corrupção em seu governo. Ele é investigado como suposto chefe de uma organização criminosa que visa a conceder licitações e contratos de obras públicas para desviar dinheiro.
>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 16 de janeiro de 2023