Nesta quarta-feira (18), o presidente Lula refez a promessa de isentar a cobrança do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
“Nós vamos cumprir cada coisa que eu apresentei na campanha. Não há outra razão para eu estar aqui”, disse em discurso para sindicalistas.
O tema foi abordado também por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, no Fórum Econômico de Davos nesta semana. Ele garantiu que vai haver uma reforma tributária no 2º semestre, a fim de equilibrar a distribuição de renda no Brasil.
Atualmente, apenas pessoas que ganham até R$ 1,9 mil mensais não pagam IR.
Presidente pode mexer com o “Leão”?
Luiz Inácio Lula da Silva quer aumentar a tributação para os ricos e isentar o imposto para os pobres. Na prática, a proposta é viável?
Sim, mas não é tão simples. Uma reforma tributária é executável e já foi discutida em outros governos, inclusive no de Bolsonaro. Economistas que integram o governo Lula defendem, inclusive, a correção da tabela do IR de acordo com a inflação – hoje, quem recebe 1,5 salário mínimo ou mais deve contribuir, ao passo que, em 2015, quem recebia até 2,4 salários mínimos estava isento.
O problema é o impacto que essa correção traria ao Orçamento. Com um maior número de isentos, o governo arrecada menos e precisa encontrar formas de compensar esse desfalque. Saiba mais aqui.
>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 3 de março de 2023