Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 11:16 Brasil

A morte de Marília Mendonça parou o Brasil e o mundo

Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

O final de semana foi marcado pelo velório de Marília Mendonça, protestos pelo clima, gols com homenagem de Neymar e festival do cocô na Índia

Famosos

O último adeus a Marília Mendonça

No sábado, 6, o corpo de Marília Mendonça, de 26 anos, que morreu em um acidente aéreo em Minas Gerais, na última sexta-feira, 5, foi velado no Goiânia Arena, em Goiás. Cerca de 100 mil fãs comparecem ao local, além de famosos, como a dupla Maiara & Maraísa, Henrique & Juliano, e as cantoras Luisa Sonza e Naiara Azevedo.

O Instituto Médico Legal está realizando exames complementares antes de afirmar qual foi a causa da morte, mas acredita-se na hipótese de politraumatismo causado pela queda da aeronave. Apesar de estar com a documentação em dia e autorizado para fazer táxi aéreo, não foi encontrada caixa-preta no bimotor. Um caderno com canções inéditas da “Rainha da Sofrência”, contudo, foi identificado pela polícia.


+ O que causou a queda?
O avião atingiu fios de alta tensão antes de cair. A região próxima ao aeródromo de Caratinga é bastante perigosa e a perícia tenta entender por que o piloto não foi informado a respeito desses obstáculos. Além de Marília, outras quatro pessoas falecerem na tragédia: o produtor Henrique Ribeiro (Bahia), o assessor Abicieli Silveira Dias Filhos, o piloto Geraldo Medeiros Júnior e o copiloto Tarciso Viana.

Mais notícias sobre a morte da cantora

Política

O clima pesou de novo na COP26

A ativista sueca Greta Thunberg, de 18 anos, organizou uma manifestação no centro de Glasgow, na Escócia, onde está ocorrendo a 26ª edição da Conferência para o Clima da ONU, que repercutiu no final de semana. Milhares de pessoas compareceram ao protesto, que questiona os resultados do evento ao longo dos anos. “Não é segredo que a COP26 é um fracasso. Foram décadas de blá-blá-blá e onde isso nos levou?”, indagou a jovem. Greta disse ainda que a conferência é um “festival de marketing verde para os países ricos” e que, na teoria, pode até apresentar várias metas, mas, na prática, pouco impacta na preservação do meio ambiente. 

Errada não tá, né? Veja mais sobre o protesto climático

Música

Uma geração ansiosa até na audição

Um levantamento divulgado pelas plataformas Spotify, Deezer e Amazon Music mostra que hoje os ouvintes de streamings não gostam de escutar músicas “longas”. O que isso significa? Canções com mais de três minutos de duração. O comportamento já impacta na produção dos artistas, que precisam se consolidar entre a chamada “geração da audição ansiosa”. O DJ e produtor Papatinho, destaque desse novo cenário musical, explica o movimento: “Stories são de 15 segundos, músicas para o TikTok têm um minuto, o Twitter aceita pouco texto. Se sua música não for direto ao ponto, você perde esse ouvinte. A tendência é diminuir mais. E joga o jogo”.

+ Música boa é música longa? Nem sempre. Além de o conceito de bom e ruim ser relativo, músicos de sucesso internacional se consagraram no mercado com canções curtinhas e marcantes, como é o caso de João Gilberto, o “pai da Bossa Nova”, que tem hits de dois minutos ou menos, como Ho-ba-la-la e Bim Bom.

Fique por dentro do conceito de “audição ansiosa”

Esporte


Neymar homenageia Marília Mendonça

Na última sexta-feira, 05, o Paris Saint-Germain venceu o Bordeaux por 3 a 2 pelo Campeonato Francês. Mbappé marcou um gol e Neymar, dois. Inclusive, o brasileiro aproveitou a oportunidade para homenagear a cantora Marília Mendonça, que faleceu em um acidente aéreo pouco antes. “Serei seu eterno fã, Rainha da Sofrência”, escreveu o jogador em uma camiseta branca, que usou por baixo da oficial e mostrou durante a comemoração.

Mais detalhes sobre a partida aqui

Mundo

Bora encerrar a newsletter de hoje com uma notícia, no mínimo, inusitada? Neste final de semana, uma multidão se reuniu na Índia para tacar cocô de vaca um no outro. Como assim? O festival, chamado Gore Habba, é tradicional e acontece todo ano após a celebração do Diwali, a maior festa religiosa do país. A festança ocorre no vilarejo de Gumatapura e, pela vaca ser considerada sagrada pela cultura, muitos indianos acreditam que as fezes do animal têm propriedades curativas. Bom pra pele e pra saúde! E aí, tentaria a sorte com essa “imunidade natural”?

Se liga só nisso aqui!

Last modified: 8 de novembro de 2021
Close