Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
Da aproximação de Lula e Alckmin ao peronismo sofrendo derrota histórica na Argentina, temos ainda novo clipe da Taylor Swift e análise sobre aborto legal
Política
Lula fala sobre Bolsonaro e Alckmin
Na segunda-feira, 15, em Bruxelas, Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma coletiva de imprensa e aproveitou a ocasião para expressar sua insatisfação com a atual situação política brasileira. “O Bolsonaro representa hoje uma peça importante na extrema direita fascista, nazista, o que você quiser. O que você quiser falar da antipolítica, você pode falar do governo brasileiro. O Brasil, na verdade, não merecia passar pelo que está passando”, disse. Lula ainda falou que o Jair Bolsonaro é uma “cópia mal feita do Trump” e que está preparado para as eleições de 2022: “O PT vai concorrer. Se for eu, estarei satisfeito”. O político está na capital belga a convite da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas para participar de compromissos nas instituições da União Europeia. E sobre a possibilidade de ter Geraldo Alckmin como vice, Lula não fez afirmações, mas garantiu que “não há nada que tenha acontecido que não possa ser reconciliado”. Será que a chapa “Lulalckmin” vem aí? A política brasileira, definitivamente, não é para principiantes!
Eleições na Argentina
Peronismo em crise
O maior revés ao peronismo desde a redemocratização argentina, em 1983, ocorreu no país. É que o Governo Fernández sofreu derrota na eleição legislativa do último domingo, 14, cujo resultado saiu nesta segunda. Alberto Fernández (foto acima), candidato de centro-esquerda, e sua vice, Cristina Kirchner, vão ter que dialogar pelos próximos dois anos com senadores de centro-direita. O resultado demonstra o descontentamento da população com relação à situação econômica do país, que enfrenta uma alta inflação. “O governo tem sérios problemas. É um presidente que está totalmente sem poder a partir de agora”, revelou Mariel Fornoni, consultora política da Management & Fitvirar para ao Estadão. A saída vai ser ou dialogar enquanto fica naquele centrão, trabalhando junto da oposição, ou virar para a esquerda de vez. A primeira opção é a mais viável.
Saúde pública
Gestações evitáveis matam centenas por dia
Um levantamento realizado pela ONU estima que, diariamente, 830 mulheres morrem no mundo por razões relacionadas a gestações evitáveis, ou seja, que poderiam ser interrompidas, mas não são. Um caso recente ocorreu na Polônia, com a Izabela, de 30 anos, que veio a óbito após médicos se recusarem a fazer um aborto na moça. O feto não tinha líquido amniótico suficiente para sobreviver e colocava a vida da mãe em risco. A polonesa teve um choque séptico e faleceu. Ela foi a primeira vítima das novas leis antiaborto do país, que proíbem, por exemplo, a interrupção da gestação até em casos de má-formação fetal. Ativistas garantem que as leis não são pensadas para as mulheres e têm motivações religiosas, uma vez que a Polônia é uma nação majoritariamente católica.
Conheça histórias de mulheres reais
Mundo
Táxi explode em Liverpool
Na segunda-feira, 15, a polícia de Liverpool divulgou informações sobre uma bomba que explodiu dentro de um táxi no domingo, 14, em frente a um hospital. O passageiro morreu e o motorista ficou ferido e segue internado. O caso está sendo investigado, mas as autoridades já classificam o episódio como um “incidente terrorista”. Inclusive, na noite em que tudo ocorreu, três homens foram detidos: um de 29, um de 26 e um de 21 anos. Acredita-se que eles tenham envolvimento na explosão e que a bomba tenha sido construída pelo próprio passageiro. No mesmo momento em que tudo ocorreu, a poucos metros do local, pertinho da Catedral de Liverpool, estava rolando o evento anual que homenageia as vítimas da 1ª Guerra Mundial, chamado Remembrance Day.
Música
Taylor Swift lança mais uma superprodução
Para comemorar os dez anos de “Red”, um dos principais e mais aclamados álbuns da cantora, Taylor Swift vem lançando suas versões de canções de sucesso. Após encantar a todos com o short video de All Too Well, protagonizado por Sadie Sink, de Stranger Things, e Dylan O’Brien, de Teen Wolf, a loira lançou o clipe de I Bet You Think About Me, dirigido pela amiga e atriz Blake Lively, de Gossip Girl. A produção conta com a participação de Miles Teller, de Whiplash, e mostra uma Taylor causando transtorno por onde passa. Em sete horas no ar, o clipe já havia batido quatro milhões de visualizações!
Last modified: 16 de novembro de 2021