6 de dezembro de 2021
Jair Bolsonaro começou a semana com tudo: prometendo redução no preço da gasolina e criticando exigência do passaporte da vacina: “Eu não tomei”, disse
Pandemia
Bolsonaro quer alterar lei do passaporte da vacina
Neste domingo, Jair Bolsonaro deu mais algumas declarações negacionaistas com relação à campanha de vacinação contra a Covid-19. Em entrevista ao site Poder360, o presidente da República questionou a eficácia dos imunizantes e falou que pretende alterar a legislação para que apenas o Governo Federal possa fazer determinações sobre o passaporte da vacina. “Eu não consigo entender como é que tem colegas jornalistas que não cai a ficha. Tem uma pressão pelo passaporte vacinal. Eu pergunto: quem toma a vacina contrai o vírus? Sim. Transmite? Sim. Pode morrer de Covid? Sim. Então tem algo que está errado nessa história toda e você não tem espaço para discutir absolutamente mais nada”, disse Bolsonaro, que ainda usou a liberdade de expressão para justificar o fato de não ter se vacinado: “Alguém vai me demitir por causa disso? Ah, eu sou um péssimo exemplo. Olha, isso chama-se liberdade”, ironizou.
Ciência
80% das mortes por Covid-19 foi de não vacinados
De acordo com dados da USP e da Unesp, 8 em cada 10 pessoas que morreram vítimas do coronavírus no Brasil, entre março e novembro deste ano, não tinham recebido nenhuma dose da vacina. Das 306.050 pessoas que vieram a óbito durante este período, 243 mil não tinham se vacinado, o que corresponde a aproximadamente 80% do total de vítimas fatais. Com relação aos quadros de internação, os não vacinados também são maioria: quase 82%. O levantamento foi realizado pela empresa Info Tracker e mostra que, segundo Wallace Casaca, professor da Unesp, a vacinação é eficaz para diminuir a transmissão do vírus e proteger os pacientes contra casos graves.
Economia
Bolsonaro promete redução no preço da gasolina
Ainda em entrevista ao site Poder360, Jair Bolsonaro declarou que a Petrobras vai anunciar nesta semana uma diminuição no preço dos combustíveis e que a queda deve continuar por algumas semanas. O presidente, contudo, não deu detalhes sobre o percentual da redução. “É muito fácil: ‘Aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro’. Eu já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer”, defendeu-se. Na última semana, o preço médio da gasolina ficou em torno de R$ 6,742 o litro. O valor do gás de cozinha também preocupa os brasileiros, assim como o valor do mercado e da carne.
Futebol
Grêmio está cada vez mais perto do rebaixamento
No domingo, pelo Campeonato Brasileiro, Corinthians e Grêmio empataram na Neo Química Arena, em São Paulo, em 1 a 1. Os gols foram de Diego Souza (time gaúcho) e Renato Augusto (time paulista). Com o resultado, o Grêmio, que ocupa a 18ª posição na tabela, fica cada vez mais próximo do rebaixamento, uma vez que não depende apenas de si para se salvar. O time de Mancini precisa, além de vencer o Atlético-MG (que já se consagrou campeão do torneio) na última rodada, torcer para que Cuiabá, Bahia e Juventude não pontuem.
Famosos
Ex-companheiro de Marília Mendonça chora em show
Na madrugada de sábado, 4, em Brasília, Murilo Huff, ex-marido de Marília Mendonça e pai do filho da cantora, fez seu primeiro show após a morte da artista, que faleceu em um acidente aéreo no dia 5 de novembro. Emocionado, ele precisou ser amparado pelo irmão de Mendonça, João Gustavo, que estava no local e pelos músicos da banda. “Já na estrada. Hoje é dia de dar mais um passo na estrada chamada seguir em frente. Não vai ser fácil, eu sei, mas não é impossível também”, postou momentos antes da apresentação.
Last modified: 6 de dezembro de 2021