Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 10:04 Brasil

Surto de herpes no BBB? Saiba tudo sobre a infecção

Tudo o que você precisa saber para começar o dia

Durante noitada no BBB22, Eliezer beijou Natália e depois protagonizou um beijo triplo com a sister e Maria – só que ele estava com herpes. E agora?!

Big Brother Brasil

BBBeijo: reality tem pegação tripla polêmica

Na noite da última quarta-feira (09), durante a festa do líder no BBB22, um beijo triplo incendiou a casa e repercutiu na internet. Eliezer, que anteriormente havia ficado com Maria, deu um beijão em Natália, que ficou aflita e foi contar o ocorrido para a sister. 

“Ele me contou que conversou contigo, mas todo mundo me falou para conversar contigo amanhã. E eu não ia aguentar ficar aqui sem falar contigo. Dei um beijo nele, mas foi nada a ver”, disse a designer de unhas. Ela ainda garantiu que, se tivesse sentido que a atriz estava “apaixonadinha” pelo brother, jamais teria feito o que fez. “Está supertranquilo”, admitiu a sister. 

Nesse momento, Eliezer se aproxima das mulheres na pista de dança e Natália sugere selar a paz entre eles dando um beijo triplo – que poderia até causar um burburinho, mas não seria lá uma grande questão… Se Eli não estivesse com herpes! 

Saúde


Herpes: transmissão, sintomas e tratamento

Ao conversar com Eli, Maria deu a seguinte declaração: “Só fico preocupada por você estar com herpes e ela [Natália] não ter ligado”. Não demorou muito para a galera do Twitter achar que aconteceria um surto da doença na casa. Será?

Bom, é importante saber que existe a herpes do tipo 1 (herpes labial) e a do tipo 2 (herpes genital). A primeira é uma infecção que aparece na boca, principalmente nos lábios, e a segunda costuma atacar mais a região genital. As duas são transmitidas pelo contato, seja beijando ou dividindo objetos infectados, seja durante a relação sexual. 

Uma vez infectado pelo vírus, ele fica dormente em um gânglio nervoso, podendo se manifestar ao longo da vida em diferentes momentos. Algumas situações costumam a acordá-lo, como estresse intenso, imunidade baixa e grande exposição ao Sol. Ou seja, não existe cura – mas existe tratamento. 

Medicamentos antivirais ajudam a aliviar os sintomas, que vão desde bolhas transparentes, que podem aparecer nos lábios e na região genital, até sensação de resfriado e coceira. A herpes do tipo 2 também pode causar dor ao urinar, de cabeça, nas costas e formigamento na região íntima. Apesar da transmissão ocorrer com mais frequência quando as feridas estão ativas, é possível transmitir e contrair a infecção mesmo quando o vírus está dormente – mas é mais difícil. “Estima-se que com 30 anos em torno de 90% da população já teve contato com ele”, disse o dermatologista Renato Pazzini em entrevista para a Glamour. 

Por ser um vírus altamente contagioso, a prevenção é muito importante e a forma mais eficaz de evitar possíveis novos contágios é dar uma segurada na troca de carinhos quando os sintomas estão aparentes, e também evitar compartilhar talheres, objetos íntimos e maquiagens, por exemplo, durante a fase ativa da infecção.

Last modified: 11 de fevereiro de 2022
Close