Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
24 de fevereiro de 2022
O RG Único passa a ser obrigatório apenas no próximo ano, mas a gente já te adianta os detalhes sobre a novidade decretada pelo presidente da República
Entenda a polêmica
Como vai funcionar o novo RG?
Jair Bolsonaro lançou na última quarta-feira (23) a nova Carteira de Identidade brasileira, conhecida como RG Único. Em cerimônia realizada em Brasília, o presidente discorreu sobre o decreto.
– O QUE MUDA?
Os documentos de identidade não vão mais possuir o número do RG (Registro Geral) e do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Agora, apenas este segundo constará na identidade e passará a ser adotado como padrão de identificação em todo território nacional.
– QUANDO PASSA A VALER?
Os institutos de identificação têm até o dia 3 de março de 2023 para se adequarem à nova norma, que passa a valer oficialmente e ser obrigatória em 6 de março de 2023.
– O QUE FAZER COM O RG ATUAL?
Você pode continuar com ele, sem problemas. Isso porque, para pessoas até 60 anos, o documento segue válido por mais dez anos. Para a população de até 60, a identidade antiga será vigente por prazo indeterminado. Pode ser legal se inteirar da novidade e já atualizar o documento? Sim. Mas é um decreto pensado mais nos futuros cidadãos.
– PARA QUE SERVE A MUDANÇA?
De acordo com Bolsonaro, a nova Carteira de Identificação vai “simplificar a vida do cidadão” e “coibir fraudes”, uma vez que hoje cada pessoa pode ter até 27 números de RG e toda vez que perde o documento, precisa gerar um novo. Usando apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como identificação nacional, as coisas se tornam mais simples e seguras, porque é um registro para a vida toda.
Além disso, o RG Único vai contar com um QR Code que dificultará a falsificação do documento. Há ainda o bônus de que a carteira terá o código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes, podendo facilitar o processo de viagens internacionais. Ele, provavelmente, será aceito em todo território Mercosul, mas o passaporte ainda se faz necessário.
– É PRECISO TER UM CPF PARA TIRAR O NOVO DOCUMENTO?
É mais fácil, mas não necessário. Caso a pessoa não tenha um Cadastro de Pessoa Física, o próprio instituito já vai realizar essa inscrição e emitir na sequência a nova identidade.
– O RG ÚNICO E O DNI SÃO A MESMA COISA?
Não. O DNI (Documento Nacional de Identificação) faz parte do ICN (Identificação Civil Nacional), mas é um documento digital gerado por meio de um aplicativo gratuito. Nele, constam informações como o número do CPF, da Carteira de Trabalho, da Carteira Nacional de Habilitação, do PIS e o tipo sanguíneo do portador. A ideia é reunir todas essas informações essenciais para a vida de um cidadão em um mesmo local.
Para solicitar o DNI, é preciso ter um cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. Depois, basta seguir o passo a passo de cadastro disponível no site oficial do documento.
Last modified: 24 de fevereiro de 2022