Explosões na Ucrânia deixam mortos e China pretende ajudar no cessar-fogo; cientistas descobrem enfim o filme que se passa na nossa cabeça antes do fim
Rússia x Ucrânia
Forças russas explodem prédio do governo ucraniano
A gente gostaria de não ter que falar mais sobre o assunto, mas a guerra continua rolando e é importante saber dos desdobramentos dela – especialmente se você for prestar Enem e/ou vestibular neste ano, pois é um assunto que pode cair em atualidades.
Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, informou que conversou com o ministro chinês Wang Yi e que a China está pronta para ajudar no cessar-fogo. Na terça-feira, 1º, um prédio do governo no centro de Kharkiv foi atacado. A explosão deixou ao menos dez mortos.
No mesmo dia, forças russas atacaram uma torre de televisão em Kiev. O atentado deixou cinco mortos. Os ataques marcaram o 6º dia de invasão. Na ONU, Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, disse que a movimentação foi para “desnazificar a Ucrânia”, uma vez que a torre ficava no mesmo bairro em que nazistas mataram mais de 30 mil judeus em 1941. O discurso foi boicotado por vários diplomatas e autoridades ucranianas disseram que “os bárbaros [russos] estão massacrando as vítimas da Shoah [Holocausto] pela segunda vez”.
A primeira reunião de cessar-fogo entre os países terminou sem grandes avanços. No Brasil e no mundo, a guerra, caso continue, deve fazer o preço da gasolina disparar, assim como o valor do pãozinho nosso de cada dia.
Entenda a polêmica
Passa mesmo um filme na cabeça antes de morrermos?
Bora de curiosidade científica? Sem querer, um grupo de estudiosos monitorou as atividades de um cérebro 30 segundos antes do seu dono falecer. O “acidente” ocorreu durante uma pesquisa que deveria medir as ondas cerebrais de um paciente de 87 anos que havia desenvolvido epilepsia. No meio do monitoramento, o voluntário sofreu um ataque cardíaco e acabou morrendo.
Ajmal Zemmar, um dos autores do estudo, disse que, por acaso, pela primeira vez, é possível ter uma ideia do que se passa na cabeça de uma pessoa antes dela ir a óbito. Em entrevista à revista científica Frontiers in Aging Neuroscience, ele disse que as ondas cerebrais registradas foram as mesmas de quando sonhamos ou invocamos memórias. Exatamente por isso, acredita-se que realmente nossa mente recorde alguns momentos antes de parar de funcionar. Contudo, o cientista disse que é impossível saber o que acontece pra valer lá dentro e que as lembranças, obviamente, devem variar. “Se eu fosse passar para o reino filosófico, especularia que, se o cérebro fizesse uma retrospectiva, provavelmente gostaria de lembrá-lo de coisas boas, em vez de coisas ruins”, cogitou.
O estudo publicado recentemente também levantou outra questão: a gente morre quando o coração para de bater ou quando o cérebro desliga? Afinal, ondas cerebrais também foram registradas 30 segundos após o homem vir a óbito por um ataque cardíaco (e ser declarado como morto). Para os cientistas, essas lembranças processadas pela mente são as dos nossos momentos finais, como se, antes da morte, a gente revivesse bons momentos para depois o cérebro registrar as últimas coisas que enfrentamos. “Esta poderia ser uma última lembrança de memórias que tivemos na vida, e elas são reprisadas em nosso cérebro nos últimos segundos antes de morrermos”, explicou Zemmar.
Interessante, não?!
Last modified: 2 de março de 2022