Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 14:28 Mundo

O que está por trás do misterioso desaparecimento de bilionários na China

Desde 2015, ao menos cinco magnatas desapareceram na China. Guo Guangchang (presidente da Fosun International), Ren Zhiqiang (prestigiado nome do setor imobiliários) e Jack Ma (fundador do Alibaba) são alguns exemplos. 

Recentemente, foi a vez do empresário Bao Fan, fundador da China Renaissance Holdings, sumir do mapa. Alguns dias se passaram até sua empresa informar que ele estava “cooperando em uma investigação realizada por certas autoridades da República Popular da China”, sem dar maiores detalhes. 

Sabe-se que o Congresso Nacional do Povo está trabalhando em um novo órgão regulador para homogeneizar o lucro do setor financeiro chinês – hoje monitorado por várias agências.

  • Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉 

Segundo fontes do governo chinês, os desaparecimentos podem estar relacionados à criação do novo órgão, que é uma maneira encontrada pelo presidente Xi Jinping de controlar a economia da China. 

Importante ressaltar que, em alguns casos, o desaparecimento ocorreu após magnatas emitirem opiniões contrárias ao governo. Foi o caso de Ren Zhiqiang, cujo sumiço se deu após o empresário criticar a gestação de Xi Jinping durante a pandemia de Covid-19. 

Enquanto alguns bilionários ressurgiram misteriosamente depois de um tempo, outros seguem incomunicáveis.

Last modified: 30 de março de 2023
Close