Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 14:50 Mundo

O polêmico silêncio de Lula sobre a ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que manifestou apoio a Lula (PT) nas eleições de 2022, ainda não recebeu maiores reprimendas do Itamaraty pela ditadura no país da América Central. A atitude não está sendo bem-vista por muita gente, inclusive por integrantes da legenda.

Tudo começou quando o governo decidiu não assinar uma declaração da ONU que condena o regime de Ortega, preferindo apostar no diálogo. A questão é: será que dá para dialogar com ditadores?

Para o Partido dos Trabalhadores, é importante Lula se manifestar claramente sobre a questão, uma vez que sua suave omissão está servindo de munição para a extrema direita.

Em solicitação enviada para a ONU, Lula propôs a construção de um “diálogo construtivo” com o governo da Nicarágua e disse que o governo brasileiro está preocupado e monitorando os “relatos de sérias violações dos direitos humanos”.

Na contramão da atitude de Lula, o PSB, partido de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, emitiu uma nota de repúdio a Daniel Ortega, fazendo as críticas à Lula aumentarem. “O PSB manifesta seu mais amplo e total repúdio às práticas ditatoriais do senhor Daniel Ortega e se solidariza com o povo nicaraguense, que precisa de um futuro que não reproduza o passado de violência política e social a que vem sendo submetido desde há muito”, diz em nota. 

  • Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉

Entenda a crise

Já faz anos que a Nicarágua vê momentos de tensão entre a população e o governo de Daniel Ortega, no poder desde 2007, que instaurou uma ditadura no país. 

Uma das principais manobras de Ortega foi sancionar algumas medidas “constitucionais” que garantiram sua permanência no cargo por mais tempo. 

A situação se agravou bastante nos últimos meses e dias, com denúncias de tortura, violência sexual e inúmeros abusos vindo à tona. 

Um dos maiores exemplos dos desmandos de Ortega é a sua postura em relação à Igreja Católica. Conservador e contrário ao catolicismo, o ditador mandou fechar neste domingo (12) a embaixada do Vaticano em Manágua e a embaixada da Nicarágua no Vaticano, após declarações dadas pelo Papa Francisco. 

O pontífice disse neste final de semana que Ortega é desequilibrado e que seu governo traz “de volta a ditadura comunista de 1917 ou a ditadura de Hitler de 1935”. 

Ortega, por outro lado, considera que a Igreja Católica é uma “ditadura perfeita” e por isso sancionou ao longo dos anos várias medidas para enfraquecer a religião no país, como o fechamento de rádios católicas, a prisão de bispos e agora o fechamento das embaixadas. 

Last modified: 30 de março de 2023
Close