O show da cantora Aurora no Lollapalooza está dando o que falar – e não devido à sua performance ou coisa do tipo.
Acontece que o baterista da norueguesa, Sigmund Vestrheim, está sendo acusado de fazer um gesto nazista no final da apresentação que aconteceu em São Paulo, no domingo (26).
Quem começou o debate online foi Peres Kenji, da banda Gloria. Ele publicou no Twitter o gesto feito pelo músico, bastante parecido com o sinal de “ok”.
Ele realizou uma pesquisa e descobriu que o sinal também é usado por supremacistas brancos.
A coisa piorou quando foi descoberta uma postagem de 2017, feita pelo baterista nas redes sociais, que exibia uma arte com o símbolo do nazismo.
O baterista da Aurora e o desenho postado por ele há alguns anos
Com frequência, Vestrheim usa a sequência numérica “777”, que também é classificada como um símbolo nazista, sendo conhecida pelo nome “triskele”.
Ciente das especulações, Aurora veio a público se posicionar a respeito do tema. “É tão óbvio que não apoio nenhuma ideologia de extrema direita. Não há outra maneira de viver a vida senão em nome do amor e da justiça. Não apoio nenhuma ideologia que carregue qualquer forma de ódio”, escreveu.
A cantora garantiu que “tanto eu quanto todos na minha banda equipe, temos os mesmos valores de sempre. E isso nunca vai mudar”.
A artista ainda disse estar profundamente triste em “ver tanta energia gasta em acusações erradas” e que sempre lutou “em nome da bondade”.
Nas redes, Sigmund Vestrheim também se manifestou. O baterista disse que o sinal que fez no final do show foi de “ok”, que o número “777” tem a ver com um estúdio de música na Noruega e que o desenho postado foi feito quando ele era criança, durante uma aula de História. “Não significa nada (…). Todas as crianças desenham coisas estúpidas”, disse.
>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 30 de março de 2023