Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 13:53 manual, Mundo

Qual é o segredo da felicidade da Finlândia, o país mais feliz do mundo?

Casal feliz e sorridente durante o Inverno (Foto: Visit Finland)

Pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pela ONU, Relatório Mundial de Felicidade 2023, divulgado no final de março. Mas o que faz a nação europeia conquistar tal posto? O jornal The New York Times produziu uma reportagem para desvendar esse mistério.

O principal ponto pode ser explicado pelo termo “sisu”, que classifica o modo de vida finlandês. A palavra significa “determinação severa diante das dificuldades” e é o principal lema de vida da população do país. Ou seja, mesmo diante de adversidades, o esperado é que o finlandês siga persistente e perseverante, evitando reclamações.

Outra questão está relacionada à vida sustentável que se leva na Finlândia, um dos países mais ecológicos do globo. O foco é o incentivo aos carros elétricos e o mapeamento das áreas protegidas. Por se tratar de um país relativamente pequeno, essas medidas se tornam mais viáveis.

A alta qualidade de vida no país nórdico também tem a ver com o sistema escolar local, que inclui educação musical para todas as crianças. Para moradores e pesquisadores, isso pode aumentar o sentimento de felicidade. “Você tem a chance de ser violoncelista, mesmo sendo filha de um fazendeiro”, contou ao NYT Marjukka Puutio, de 47 anos, que realizou o sonho de ser musicista graças à grade escolar finlandesa.

Aliás, as artes no geral são bastante incentivadas pelo governo, que promove financiamentos públicos, incluindo bolsas individuais para artistas. O efetivo sistema público de saúde também tem relação ao índice de felicidade, assim como a área verde do país, que ocupa quase 75% da Finlândia. “A floresta está aberta a todos, graças a uma lei conhecida como ‘jokamiehen oikeudet’ ou ‘direito de todos’, que dá às pessoas o direito de circular livremente por quaisquer áreas naturais, em terras públicas ou privadas”, explica reportagem do jornal americano.

Ah! Mas é importante ressaltar que muitos cientistas não gostam desse levantamento da ONU, viu? Até porque a felicidade é algo relativo e passageiro. Como diria Tom Jobim: “Tristeza não tem fim, felicidade sim”.

Arto O. Salonen, professor da University of Eastern Finland, que pesquisou o bem-estar na sociedade finlandesa, prefere dizer que a Finlândia é um país feliz porque o povo está mais perto de um sentimento de satisfação e mais distante de um sentimento de frustração: “Os finlandeses obtêm satisfação ao levar uma vida sustentável e compreendem o sucesso financeiro como algo capaz de identificar e atender às necessidades básicas. Quando você sabe o que é suficiente, você fica feliz“, garante.

Tags:, , Last modified: 5 de abril de 2023
Close