Após reunião com o presidente Lula (PT), no final da tarde desta quarta-feira (19), o general Gonçalves Dias pediu demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional. O pedido ocorreu horas depois da emissora CNN Brasil divulgar vídeos de câmeras de segurança do Planalto mostrando a ação de agentes do GSI durante o 8/1.
Dias disse que entrou no Palácio depois dele ter sido invadido e que as imagens foram tiradas do contexto.
Pouco antes da demissão do general, o GSI havia emitido uma nota justificando a presença dos agentes no dia dos ataques antidemocráticos em Brasília.
O documento diz que as imagens “mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar”.
O órgão disse que está analisando as gravações e que, “se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”.
A emissora CNN foi criticada pela divulgação do conteúdo: “As imagens fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal”.
Last modified: 19 de abril de 2023