Neste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres, Charles III foi coroado o 62º rei da Inglaterra. Aos 74 anos, o monarca assume o trono em um momento sensível da política britânica.
Além das polêmicas envolvendo a Família Real, como o rompimento do Príncipe Harry com a realeza e o passado de Charles com a Princesa Diana – que veio à tona no dia da coroação -, a Inglaterra vive um momento de crise econômica e industrial, estimulada pela inflação alta e pelo Brexit.
Os protestos contra a monarquia
A polícia deteve uma série de ativistas do grupo antimonarquia Republic no sábado (6), acusados de perturbar o cortejo da coroação.
Com cartazes de “Não é meu rei” e “Quem votou para ele assumir?”, eles questionavam o papel da monarquia e sua existência em pleno século XXI.
51 ativistas foram detidos e mais tarde liberados. “Não se enganem. Já não há mais direito a protestos pacíficos no Reino Unido“, escreveu Graham Smith, líder no grupo Republic, no Twitter.
O vulto misterioso
Durante a transmissão da coroação do Rei Charles III, um vulto encapuzado, segurando uma espécie de lança, apareceu na Abadia de Westminster. Não demorou muito para a imagem viralizar.
Teve gente dizendo que era o fantasma da Rainha Elizabeth II, que morreu em 2022, aos 96 anos. Outros que era a Meghan Markle disfarçada ou um ceifador, que teria comparecido ao evento para vingar a morte de Lady Di.
A eterna Princesa do Povo
Camilla Parker Bowles foi coroada rainha da Inglaterra, mas quem foi lembrada e homenageada nas redes foi a Princesa Diana, que morreu em agosto de 1997 e foi traída por Charles, que vivia uma relação às escondidas com Parker Bowles.
Inclusive, esse passado assombra até hoje o rei recém-coroado – e a falta de carisma contribuí ainda mais para a baixa popularidade do primogênito de Elizabeth II.
Não à toa, a coroação era do Charles, mas quem fez barulho nas redes foi Diana, Elizabeth II e os filhos de William e Kate Middleton.
Gente como a gente
Impaciente e cheio dos bocejos, o pequeno Príncipe Louis, de 5 anos, virou meme nas redes sociais justamente por representar a maioria das pessoas diante da insossa coroação de Charles III.
Além disso, ele brilhou acenando e dançando para as pessoas durante a famosa aparição da Fmília Real no balcão do Palácio de Buckingham.
Quem também roubou a cena foi Katy Perry, que quase caiu ao chegar ao evento, se perdeu dentro da abadia e tirou um montão de selfies com os convidados e o público. Ela se apresentou na coroação ao lado de Lionel Richie, Take That e Andrea Bocelli.
Anteriormente, nomes como Ed Sheeran, Elton John e Harry Styles foram cogitados, mas todos recusaram o convite alegando problemas de agenda – mas muita gente acredita que as recusas tenham sido motivadas pela história de Charles e Diana.
Tags:Família Real, Inglaterra, Rainha Elizabeth II, Rei Charles III Last modified: 7 de maio de 2023