Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 17:43 Mundo

Donald Trump é condenado pelos crimes de abuso sexual e difamação contra escritora

Donald Trump é condenado pelos crimes de abuso sexual e difamação contra escritora

Donald Trump (Republicano) foi condenado pela Justiça civil dos Estados Unidos no caso de abuso sexual e difamação envolvendo o nome da escritora e ex-jornalista E. Jean Carroll. Ele terá que pagar US$ 5 milhões (algo em torno de R$ 10 milhões) à americana, segundo o jornal Washington Post.

Em 2019, a jornalista e ex-colunista da revista Elle escreveu em um livro que havia sido abusada sexualmente por Trump nos anos 90. O crime teria ocorrido em uma loja de departamento de Nova York.

Jean Carroll, hoje com 79 anos, não denunciou formalmente o político na época e só revelou o caso depois que ele havia prescrevido. Justamente por isso, Donald Trump não pode responder criminalmente pela acusação nem ser preso por ela. Contudo, a ação movida pela defesa da escritora foi acatada, uma vez que a Justiça dos EUA tem uma lei que protege as vítimas de violência contra a mulher mesmo após a prescrição do crime, estabelecendo compensações financeiras.

Segundo Carroll, Trump zombou e fez pouco caso dela após a revelação feita no livro. A Justiça entendeu que realmente Trump tomou atitudes que prejudicaram diretamente a escritora. “Ele mentiu e destruiu minha reputação”, disse a vítima. O ex-presidente nega: “Eu não tenho ideia de quem é essa mulher. Esse veredito é uma desgraça – uma continuação da maior caça às bruxas de todos os tempos”.

Tags:, , Last modified: 9 de maio de 2023
Close