Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta quinta-feira (25) algumas medidas para reduzir o preço dos chamados carros populares no Brasil, cujo mais barato está em torno de R$ 70 mil.
O vice-presidente explicou que, quanto menor o automóvel, mais acessível ele será e maior será o desconto dos impostos IPI e PIS Cofins. O abatimento vai variar entre 1,5%, e 10,79%.
Além disso, será usada uma combinação de três fatores. “Preço mais barato (dos carros mais populares), eficiência energética e densidade industrial”, pontuou Alckmin, que seguiu com seu esclarecimento: “Primeiro item é o social, você atender à população que está precisando mais. Depois, eficiência energética, você premia que poluiu menos, menos produção de CO2. Depois, densidade industrial, se eu tenho uma indústria em que 50% do carro são com peças feitas no Brasil, isso vai ser considerado”.
As medidas foram anunciadas após reunião do vice-presidente com Lula (PT), Fernando Haddad e representantes do setor automobilístico, em Brasília. Elas valem somente para carros até R$ 120 mil.
Tags:Automóveis, Geraldo Alckmin, Lula Last modified: 25 de maio de 2023