Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 15:51 Brasil

Ex-aluno invade escola e mata estudante a tiros no Paraná

Um trágico incidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (19) no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, localizado em Cambé, no norte do Paraná, resultando na morte de uma aluna de 16 anos. Durante o ocorrido, um aluno foi atingido na cabeça por disparos de arma de fogo e foi prontamente socorrido. A Polícia Militar informou que o atirador foi detido logo em seguida.

Por volta das 9h, um ex-aluno de 21 anos dirigiu-se à direção da escola para solicitar documentos, quando desferiu os tiros. Karoline Verri Alves, de 16 anos, foi atingida pelos disparos e faleceu no local. Outro estudante, Luan Augusto, também com 16 anos, foi atingido na cabeça e recebeu atendimento médico no Hospital Universitário de Londrina (HU).

Após os disparos, a polícia foi acionada e o atirador foi preso. Em posse dele, foram apreendidos uma machadinha, carregadores de revólver e a arma utilizada no crime. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que, além desses itens, também foi encontrada uma caderneta contendo anotações sobre ataques em escolas, incluindo o ataque ocorrido em Suzano, no estado de São Paulo. A família do agressor informou às autoridades que ele é esquizofrênico e está em tratamento para a doença.

Karoline Verri Alves e Luan Augusto, de acordo com informações das famílias, mantinham um relacionamento amoroso. Luan Augusto encontra-se internado em estado grave, sedado e entubado, devendo passar por cirurgia ainda no dia do ocorrido. Como medida preventiva, a prefeitura e o governo estadual decidiram suspender as aulas em todas as escolas de Cambé.

Alunos que presenciaram o evento relataram momentos de terror. Uma adolescente que conseguiu sobreviver aos disparos afirmou que ela e um grupo de alunos foram ameaçados pelo atirador enquanto estavam escondidos dentro da sala dos professores. Outra estudante afirmou que estava no refeitório com suas amigas quando ouviu os tiros e viu o atirador passando pelo portão, fazendo faíscas saírem do revólver.

Diversas autoridades lamentaram o ocorrido e manifestaram solidariedade. O presidente Lula expressou sua tristeza nas redes sociais, ressaltando a necessidade de se construir um caminho para a paz nas escolas. O vice-presidente Geraldo Alckmin também lamentou a violência, enquanto o governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias no Paraná e ofereceu suas condolências à família da vítima e à comunidade escolar. O ministro da Justiça, Flávio Dino, enfatizou a importância de medidas relacionadas às redes sociais para combater a apologia à violência entre os jovens. O ministro da Educação também expressou seu pesar pelo ocorrido e reiterou que as escolas devem ser lugares de paz e acolhimento.

Tags:, , Last modified: 19 de junho de 2023
Close